Governo Lula lança campanha “Tamo junto pela paz nas escolas”

Movimento une governos estaduais e municipais para a promoção de um ambiente escolar de segurança e de paz

Governo Lula lança campanha “Tamo junto pela paz nas escolas”. Foto: Divulgação

No combate à violência e aos ataques criminosos nas escolas do país, o governo Lula lança a campanha “Tamo junto pela paz nas escolas” nesta quinta-feira, 20. O movimento une governos estaduais e municipais na promoção de um ambiente mais seguro e de paz para os estudantes.

“A gente não tem que satisfazer os terroristas que estão fazendo ameaças. A gente tem que dar as aulas, mas tem gente que a solução é levantar os muros das creches. Nós precisamos utilizar a nossa inteligência para tentar recuperar neste país a compreensão de que ser bom é melhor do que ser ruim”, frisa o presidente Lula que nesta quarta-feira, 19, anunciou o investimento de R$ 2,44 bilhões para universidades e institutos federais de educação no Brasil.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a ação pretende estimular a união de toda a sociedade com o envolvimento dos governos estaduais e municipais. Entre as ações integradas que serão comunicadas pelo ministério destacam-se a Operação Escola Segura, o Programa Dinheiro Direto na Escola e a destinação de recursos para o combate à violência.

A Operação Escola Segura, por exemplo, atua com ações preventivas e repressivas 24 horas por dia e não tem data para acabar.

A senadora e coordenadora do Setorial Nacional de Educação do PT, Teresa Leitão (PT/PE), destaca que o ambiente escolar é local de acolhimento, de convivência e trocas participativas. A parlamentar enfatiza a importância da união de todos no combate à violência na educação.

“É preciso que todas as esferas da sociedade trabalhem juntas”

A deputada federal, secretária da Criança, do Adolescente e da Juventude da Câmara dos Deputados, e vice-líder do governo Lula na Câmara, Ana Paula Lima (PT/SC), salienta a ação afirmativa do governo Lula no lançamento da campanha, além de todo apoio de segurança pública voltado às escolas, e que seu mandato também está engajado na apresentação de medidas efetivas para combater a violência nas escolas e creches.

“É preciso que todas as esferas da sociedade, incluindo o governo, a comunidade escolar e as famílias, trabalhem juntas para combater a violência nas escolas e creches brasileiras”.

A parlamentar evidencia ainda que as ações podem ser realizadas com a implementação de políticas públicas de prevenção à violência e o treinamento de professores e funcionários para lidar com essas situações, que fogem ao ambiente normal de uma escola ou creche.

Ouça a parlamentar:

A instituição do dia  5 de abril de 2023 como o Dia Nacional pela Paz e Segurança nas escolas e creches no Brasil, e a criação do Pacto Nacional pela Paz e Segurança nas escolas e creches no Brasil tramitam na Câmara dos Deputados como propostas legislativas da deputada.

Cartilha de orientações

Nesta quarta-feira, 19, o MEC lançou uma cartilha de recomendações para proteção e segurança no ambiente escolar. O material tem o objetivo de orientar toda a comunidade escolar, incluindo estudantes; familiares e/ou responsáveis; profissionais da educação, gestores e conselheiros; profissionais de saúde mental, proteção e assistência social; policiais da ronda escolar, pessoal de resposta a emergências e profissionais de segurança.

Acesse a cartilha aqui.

Constam também na cartilha informações sobre os canais de denúncias criados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Operação Escola Segura, iniciada em 6 de abril; e pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que disponibilizou um número de WhatsApp exclusivo para denúncias, além do Disque 100.

Ouça o boletim da Rádio PT sobre o lançamento da campanha:

Leia mais: Lula ouve demanda de reitores e aumenta orçamento de universidades

Da Redação, com informações do MEC