Governo não interfere em investigações, garante Cardozo

Ministro da Justiça rebateu declarações de parlamentares da oposição e repudiou suposições

Brasília- DF- Brasil- 05/03/2015- Coletiva do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo sobre Operação Lava Jato. Foto:Isaac Amorim/AG:MJ

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, esclareceu, nesta quinta-feira (5), que o governo não interfere no trabalho do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A declaração foi em repúdio, segundo Cardozo, a manifestações de parlamentares da oposição sobre suposta interferência do governo na lista de nomes citados na Operação Lava Jato.

“Quero manifestar meu claro e indignado repúdio de que tenhamos agido no que é competência exclusiva da Procuradoria-Geral da República. Se no passado algum governo fez isso, este governo não faz”, afirmou o ministro, em coletiva de imprensa.

A Procuradoria-Geral da República encaminhou ao Supremo Tribunal Federal, na última terça-feira (3), a lista com pedidos de abertura de inquérito para investigar políticos citados em depoimentos da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Ao todo, foram feitos 28 pedidos de abertura de inquérito, com 54 nomes de investigados. Senadores, deputados e ministros de Estado têm foro privilegiado no STF, mas nem todos os citados pela PGR se encaixam neste quesito.

Além disso, Janot fez sete pedidos de arquivamento. Em cada peça, Janot também pede a derrubada do segredo de Justiça. Agora cabe ao ministro Teori Zavascki, relator das apurações da Operação Lava Jato no Supremo, decidir se torna ou não as informações públicas.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast