Governo tucano entrega água contaminada a moradores do ABC paulista

Laudo aponta presença de metais pesados, venenos agrícolas e até material radiativo na água da Sabesp. Alguns dos produtos químicos encontrados podem causar câncer

Além de enfrentar racionamento e rodízio de água nas torneiras, os moradores do ABC paulista agora recebem água contaminada da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), gerida há 20 anos por governos tucanos.

Laudo da própria Sabesp divulgado nesta terça-feira (6) pela Defensoria Pública, apontou presença de metais pesados e agrotóxicos na água já tratada pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Grande, que abastece as torneiras da população dos municípios de São Bernardo, Diadema e de metade de Santo André.

Nas amostras analisadas, entre 2012 e 2015, a água da ETA Rio Grande contém agrotóxicos como o glifosato, além de metais como cádmio, chumbo, fluoreto, níquel, glifosato (agrotóxico), trihalometanos, alumínio dissolvido e surfactantes. Também foram encontrados resíduos de urânio, que é radiativo.

Os níveis de chumbo detectados na água estão 40% acima do limite imposto pela portaria 2.914, do Ministério da Saúde. E mesmo a maioria dos contaminantes estando dentro dos níveis permitidos pela portaria, a mistura dos produtos não pode ser considerada segura.

“São produtos químicos tóxicos e não sabemos o que essa mistura, a longo prazo, causa no nosso organismo, mesmo em pequenas quantidades”, afirmou a engenheira química Sônia Hess, professora e doutora da Universidade Federal de Santa Catarina, que analisou os laudos da Sabesp a pedido da Defensoria.

Produtos cancerígenos – De acordo com a engenheira química, a desinformação leva o glifosato a dominar o mercado agrícola brasileiro de defensivos químicos. Pesquisas médicas internacionais, segundo ela, mostram que o glifosato é potencialmente cancerígeno, além de induzir a diabetes, doenças cardíacas, depressão, infertilidade, Mal de Alzheimer e Mal de Parkinson.

“Hoje 43,8% do mercado brasileiro usam o glifosato, porque pouquíssimas pessoas sabem o quanto é perigoso”, disse.

Além do agrotóxico, os metais pesados como níquel, cádmio e trihalometanos, subproduto criado da mistura do cloro e esgoto, também causam câncer. “O câncer é a segunda causa de morte no Brasil e, diante desses números, tende a aumentar”, comentou Sônia.

Outro dado que preocupou a engenheira química foi a presença de urânio na ETA Rio Grande. “É preciso investigar de onde está vindo isso. Até recomendo que sejam feitos os testes novamente, porque é muito grave”, afirmou.

Já o chumbo, explicou, causa danos aos rins, fígado, sistema nervoso, cérebro, órgãos reprodutores e à região gastrintestinal.

“Estamos chegando a um ponto de quase não retorno com a água. E vale ressaltar que a Vigilância Sanitária não fiscaliza, ou seja, a Sabesp é quem fiscaliza a água que ela mesma entrega”, observou o defensor público Marcelo Novaes.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da “Rede Brasil Atual”

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast