Governos de Lula garantiram melhorias na vida dos maranhenses

Foram criados mais de 380 mil postos formais de trabalho no Maranhão. Programa Luz para Todos levou luz elétrica para milhares de famílias

Ricardo Stuckert

São Luís (MA) foi a cidade do encerramento da caravana Lula pelo Brasil

O estado do Maranhão vivenciou três momentos bastante distintos: antes, durante e depois dos governos do PT. Um estado que era marcado pelo atraso, pela pobreza, pela falta de oportunidades foi transformado pelas políticas públicas implantadas pelo ex-presidente Lula.

Entre 2003 e 2016, foram criados 381.900 postos formais de trabalho no Maranhão, o que representou um crescimento de 115% do total de vagas. Ou seja: o número total de vagas criadas é maior do que o total de vagas de trabalho com carteira assinada que existiam no estado em 2003.

Dois anos após o golpe que afastou a presidenta legítima Dilma Rousseff do Palácio do Planalto, as perdas sociais e econômicas são evidentes em todo o país. Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a “reforma” trabalhista promovida pelo governo Temer/PSDB não surtiu efeito em termos de geração de emprego, pelo contrário: foram 59 mil pessoas desempregadas a mais no Maranhão entre o 4º trimestre de 2017 e o 1º trimestre de 2018. No total, o número de desempregados no estado chegou a 418 mil pessoas no período.

Vale destacar que durante os governos do PT foram criados 20 milhões de empregos formais no Brasil sem que houvesse a necessidade de se retirar um único direito do trabalhador. Por isso, para voltar a esse cenário de desenvolvimento, Lula assume em seu Plano de Governo o compromisso de criar um Plano Emergencial de Emprego, visando elevar a renda, ampliar o crédito e, assim, gerar novas oportunidades de trabalho.

Outro exemplo de política social do governo Lula no Maranhão é o programa Bolsa Família, que atendia a 971.299 famílias mensalmente, com um valor médio de R$ 187 que ajudavam a completar a renda das famílias (dados abril/2016).

O Luz para Todos e o Programa Nacional de Banda Larga também contribuíram para transformar a vida de muitos. A energia elétrica tirou da escuridão milhares de famílias com o programa que realizou 338.890 instalações em casas, escolas, postos de saúde, ente outros. Na inclusão digital, dos 217 municípios do Maranhão, 207 foram beneficiados com a internet popular (dados janeiro/2016).

Não é à toa que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera com folga a corrida presidencial no estado do Maranhão. A pesquisa Datafolha mostrou recentemente que o candidato do PT tem 66% das intenções de voto válidos, mais que o dobro de todos os adversários somados.

Por lula.com.br

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast