Haddad vai promover valorização e qualificação de professores

Plano de Governo do PT propõe reestruturar a formação inicial e continuada dos docentes e reafirmar Piso Salarial Nacional, instituído por Lula em 2008

Ricardo Stuckert

Haddad representando Lula em debate no Todos Pela Educação

“O professor é, naturalmente, um artista, mas ser um artista não significa que ele ou ela possa fazer o perfil e dar forma aos estudantes. O que faz o educador no ensino é capacitar os alunos para se tornarem eles mesmos”.

O patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, sempre alertou sobre o papel fundamental e libertador dos professores e das professoras. Por isso, valorizar estes profissionais será prioridade para o governo Haddad.

Segundo dados coletados pelo Plano de Governo, 25% dos professores que atuam na Educação Básica não possuem licenciatura específica para as disciplinas que lecionam, uma pesquisa do Todos Pela Educação indica que metade dos professores não recomendam a profissão por considerá-la desvalorizada e um quarto deles fazem “bico” para complementar renda.

Para melhorar a qualidade da educação, o Brasil precisa se inspirar nos países desenvolvidos e voltar a investir fortemente na valorização dos professores, com formação, melhores salários e condições de trabalho.

Para isso, o Plano de Governo de Haddad, criado a partir de um longo processo de escuta da população brasileira, propõe criar uma política nacional de valorização e qualificação docente, que proporcione uma profunda ressignificação da carreira e das estruturas de formação inicial e continuada, em sintonia com o Plano Nacional de Educação

Haddad irá reafirmar a importância do Piso Salarial Nacional, que foi instituído em 2008 durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, quando ele estava à frente do Ministério da Educação (MEC). Foi a primeira vez na história que o Brasil passou a ter um piso para professores da rede pública de ensino. O novo governo do PT vai instituir ainda diretrizes que permitam maior permanência dos profissionais nas unidades educacionais.

Universidade em Rede dos Professores e Prova Nacional

Haddad vai reforçar e renovar a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e retomará o projeto Universidade em Rede dos Professores. O programa visa assegurar o acesso direto dos professoras e professoras concursadas às vagas disponíveis e ociosas na rede de universidades e institutos federais de educação superior.

Outra importante medida será a implementação da Prova Nacional para Ingresso na Carreira Docente, o que vai auxiliar os estados, Distrito Federal e Municípios na realização de concursos públicos para professores da educação básica. O Plano de Governo prevê que a prova será realizada anualmente, de forma descentralizada em todo o Brasil e que os estados, o Distrito Federal e municípios poderão decidir pela adesão e pela forma de utilização dos resultados da prova

Outro eixo fundamental do plano de Haddad para a valorização e qualificação da carreira docente é um intenso investimento na formação de gestores escolares e na qualificação da gestão pedagógica.

Para fortalecer o ambiente das escolas, Haddad dará atenção especial à formação dos servidores escolares, por meio da retomada e ampliação do ProFuncionário e de novas ações. O novo governo  do PT retomará todos os investimentos nos profissionais da educação do campo, indígena e quilombola, desenvolvendo políticas específicas voltadas à formação de professores e dos demais profissionais que atuam no espaço escolar.

Programa Paz e Defesa da Vida nas Escolas

O Plano de Governo tem como prioridade a segurança dos professores, com a promoção de uma cultura de convivência pacífica nas escolas e, por isso, será instituído o Programa Paz e Defesa da Vida nas Escolas. Além de promover um ambiente pacífico, Haddad vai propor a Escola com Ciência e Cultura, como contraponto à excludente política do Escola Sem Partido.

No Escola com Ciência e Cultura, as unidades educacionais serão transformadas em espaços de paz, reflexão, investigação científica e criação cultural. Outro ponto fundamental no plano é o fortalecimento de ações de educação para as relações étnico-raciais, as políticas afirmativas e de valorização da diversidade. Haddad quer ampliar as políticas de educação e cultura em Direitos Humanos, a partir de uma perspectiva não-sexista, não-racista e não-LGBTIfóbica.

Por Erick Julio da Agência PT de Notícias.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast