Ibope vê melhora na confiança em instituições

Pesquisa realizada sempre em julho captou descontentamento gerado nas manifestações do ano passado

A confiança dos brasileiros em instituições está em recuperação, após a queda observada após as manifestações do ano passado, segundo o Índice de Confiança Social (ICS) do Ibope, que passou de 47 para 49 pontos de julho de 2013 para julho deste ano. No período, treze das dezoito instituições avaliadas no estudo tiveram avaliação melhor em relação ao ano passado.

A maior recuperação foi a da saúde e educação pública. Apesar de o Congresso Nacional e os partidos políticos terem subido 20% neste ano, continuam no final do ranking de credibilidade. Os líderes continuam sendo o Corpo de Bombeiros, as igrejas e as Forças Armadas, todos com índice acima de 60 pontos.

Os protestos de junho de 2013 haviam marcado a maior queda na confiança dos brasileiros nas instituições desde o início da série histórica, em 2009. A pesquisa é feita sempre em julho e, por isso, conseguiu captar o aumento no descontentamento nacional após a onda de manifestações que varreu o País no ano passado.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Estado de São Paulo