Imprensa internacional destaca candidatura de Lula e Haddad

Enquanto jornais de renome internacional divulgam artigos sobre a importância de Lula candidato para o Brasil, a imprensa brasileira esconde

Lula Marques/Agência PT

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante 33º Congresso Nacional da CNTE, em Brasília

O direito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concorrer às eleições presidenciais de 2018 é assunto na imprensa ao redor do mundo. Enquanto jornais de renome internacional como New York Times e Público, de Portugal, estampam em suas edições desta terça-feira (21) artigos sobre a importância de Lula candidato para garantir a democracia no Brasil, a imprensa brasileira censura Lula, sua campanha e as determinações internacionais que a asseguram.

No New York Times, Jorge Castañeda, ex-ministro das relações exteriores do México, expõe as razões pelas quais Lula tem direito a concorrer nas eleições presidenciais. Castañeda aponta que a causa do ex-presidente é apoiada ao redor do mundo, e afirma que é crucial que Lula concorra às eleições para assegurar a democracia no Brasil. Vale notar que o New York Times vem dando importância recorrente à luta do candidato pela democracia, havendo inclusive publicado artigo escrito por Lula enquanto está sendo mantido como preso político.

No Público, o ex-primeiro-ministro de Portugal, Jorge Sócrates, fala sobre a histórica determinação da ONU que exige que Lula tenha garantido seu direito a concorrer nas eleições presidenciais. O político português aborda especialmente a reação do Estado brasileiro à determinação da ONU, e afirma: “Eis o que vemos no Brasil: um regime completamente desmoralizado, sem parlamento, sem Governo, sem política, sem autoridade”.

Enquanto isso, a mídia brasileira tenta esconder a liderança isolada de Lula nas pesquisas de voto: mesmo preso injustamente, Lula não para de crescer nos levantamentos. O Jornal Nacional desta segunda-feira (20), por exemplo, emendou uma contrariada leitura do resultado da pesquisa Ibope à notícia de que simplesmente não irá cobrir nenhum ato de campanha de Lula. A justificativa exposta é ele estar preso. A que fica nas entrelinhas é que a Globo morre de medo que o povo volte ao poder. Já tentaram calar Lula de diversas maneiras, e a voz dele sempre ecoa, cada vez mais alto.

Por lula.com.br

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast