Indicadores mostram melhoria da vida do brasileiro na última década

Levantamento do Ministério do Planejamento mostra que vida da população melhorou nos primeiros dez anos deste milênio

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido como derrame, é a principal causa de morte no Brasil há 20 anos. Entretanto,  a taxa de mortalidade caiu 32,6% entre menores de 70 anos, de 2001 a 2011. Isso ocorre graças a melhorias na atenção médica, acesso a medicamentos e redução de fatores de risco, como o tabagismo e o sedentarismo.

Neste período, o número médio de anos de estudo da população, acima de 25 anos de idade, cresceu em todas as faixas etárias. Especialmente entre os 25 e 30 anos, que passou de 7,4 para 9,6.

Esses e outros dados fazem parte do relatório Indicadores de Desenvolvimento Brasileiro 2001-2012, que, além de Saúde e Educação, trata também de mercado de trabalho, distribuição de renda e o acesso a bens e serviços.

Na Saúde, o leitor pode ver o efeito de políticas públicas como a vacinação, que cortou a incidência de diversas doenças infectocontagiosas evitáveis, como o tétano, que caiu 44%, de 579 casos em 2001 para 326 em 2011.

O relatório foi elaborado pela Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com a participação dos ministérios de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde e Comunicações.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias

 

PT Cast