Instituto contabilizou mais de 15 mil cartas enviadas a Lula

Desde a prisão política do ex-presidente, em 7 de abril, foram enviadas milhares de cartas de brasileiros endereçadas a Lula

Joka Madruga

Casal viaja de Santa Catarina a Curitiba para levar carta a Lula

O Instituto Lula já recebeu 15 mil cartas desde a prisão política do ex-presidente. São milhares de mensagens de apoio e muitas histórias de brasileiras e brasileiros que contam como Lula tocou suas vidas.

Quem visita Lula costuma retransmitir à Vigília o recado de que ele lê as mensagens com o carinho de quem recebe notícias de um filho querido ou um amigo.

Na Vigília Lula Livre o ponto “Cartas a Lula” funciona desde o dia 7 de abril, quando o ex-presidente chegou à Curitiba, onde filas de pessoas esperam sua vez para encaminhar sua mensagem a Lula. Alguns chegam de outros estados apenas para deixar sua mensagem, como o casal Elise Amaral, aposentada da área pública federal, e Airton Amaral, funcionário público aposentado, que saiu na madrugada desta terça-feira (22) de Florianópolis para deixar uma carta carinhosamente escrita.

“Escrevemos essa carta para deixar nossa mensagem de apoio a Lula, pois estamos indignados com essa prisão injusta. Lula fez muito pelo Brasil, mesmo nós que temos uma vida melhor que a maior parte da população somos muito agradecidos a ele pelo que fez por nossa coletividade, pelo povo mesmo. Penso que precisamos de combater as desigualdades e vejo no PT e no Lula essa vontade”, afirmou Elise.

O casal compartilhou detalhes do dia em que conheceram o Lula, ainda antes de assumir a Presidência da República, no ano de 1999. Foi durante um passeio em uma praia catarinense que o casal avistou o então ex-sindicalista. “Ele chegou com o Mercadante (Aloízio, quer viria a ser ministro) e nos aproximamos dele. Nos apresentamos e acabamos todos nos sentando à mesa para conversar e tomar uma cerveja. Fizemos uma foto com ele, todos com roupa de banho, claro, que guardamos com todo carinho”, contou Airton.

Já são mais de 15 mil cartas endereçadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O casal contou que também levou doações e que a Vigília Lula Livre tem os ajudado a manter a esperança e a força na luta pela democracia e pela liberdade do ex-presidente.

“Cartas a Lula”

O ponto de entrega de cartas é coordenado por voluntários, assim como todas as atividades da vigília. Agora, a responsável por cuidar das mensagens do povo ao ex-presidente é a capixaba Paulina, que atende com todo carinho as pessoas que deixam suas mensagens.

Atingida pela tragédia da barragem de Mariana, Pauliana está desde o dia 13 de abril em Curitiba e disse que sai apenas quando Lula sair. Emocionada, ela conta como Lula mudou a vida de sua família e chora ao lembrar do “amigo” que está sofrendo essa injustiça. Ela mesma já escreveu uma série de cartas ao ex-presidente.

“Vim para cá sem data para voltar, só saio daqui quando meu presidente sair. Queria muito poder dizer a ele: meu guerreiro, estamos com você, não vamos te deixar. Você é nosso guerreiro, nosso amigo e vamos ficar aqui até o fim”, declarou.

Da Redação da Agência PT de Notícias, direto de Curitiba