Instituto Vladimir Herzog lança livro sobre crianças sequestradas pela Ditadura

A obra ‘Cativeiro sem fim’, do jornalista Eduardo Reina, traz histórias de bebês, crianças e adolescentes que foram sequestrados por militares

O Instituto Vladimir Herzog lança, neste terça-feira (2), o livro Cativeiro sem fim, de Eduardo Reina, em parceria com a Alameda casa Editorial. A obra, que será lançada no Centro Universitário Maria Antonia, da Universidade de São Paulo (USP), traz histórias de bebês, crianças e adolescentes que foram sequestrados durante a ditadura.

O livro é resultado de uma extensa investigação do jornalista Eduardo Reina, que descobriu 19 casos de sequestro de filhos de militantes de esquerda ou de pessoas contrárias ao regime ditatorial – 11 ligados diretamente à Guerrilha do Araguaia e outros oito no Rio de Janeiro, em Pernambuco, no Paraná e no Mato Grosso.

Segundo apurou Reina, as crianças foram entregue à famílias de militares e pessoas ligadas aos órgãos de repressão, tudo isso com ajuda de funcionários públicos, funcionários de instituições e de cartórios. Há vítimas que ainda são procuradas por seus pais biológicos.

A obra traz mais do que apenas relatos de sequestros e desaparecimentos de crianças e adolescentes. O livro reportagem revela os atos praticados por agentes da repressão aos movimentos de resistência à ditadura brasileira e demonstra o terrorismo cometido pelo Estado durante o período.

Cativeiro sem fim será lançado com uma mesa de debate com o autor do livro, com o premiado jornalista Caco Barcellos, responsável pelo prefácio da obra, e Eugênia Gonzaga, procuradora regional da República e presidente da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos. Reina também estará disponível para autografar cópias do livro, que será vendido no local.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Instituto Vladimir Herzog

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast