Investimentos governamentais fazem judô crescer no Brasil

Centro de treinamento construído na Bahia, com vistas às Olimpíadas de 2016, é um dos melhores do mundo

O governo tem investido em infraestrutura e programas de incentivo para o desenvolvimento do esporte. Entre eles, o Bolsa Atleta, que paga de R$ 370 a R$ 3,1 mil, conforme o nível de rendimento. Em 2012, foi instituído o Plano Brasil Medalhas 2016, que assegurou investimentos de R$ 1 bilhão aos esportes olímpicos e paraolímpicos.

A primeira instalação pronta do Plano Brasil Medalhas 2016 é, justamente, o Centro Panamericano de Judô (CPJ), localizado na Praia de Ipitanga, no município baiano de Lauro de Freitas. Ele foi entregue à Confederação Brasileira de Judô (CBJ), em julho deste ano.

O CPJ integrará a Rede Nacional de Treinamento. É o maior centro de treinamento das Américas e um dos maiores e mais bem equipados do mundo. Ele conta com ginásio para treino e competições (quatro áreas de tatames), alojamentos para 200 pessoas, auditório, academia, piscina, salas de apoio e arquibancada para 1,9 mil lugares.

Foram investidos R$ 37,2 milhões, dos quais R$ 18,3 milhões vieram do governo da Bahia e R$ 19,8 milhões da União. O CPJ será a base de um projeto social dos municípios de Lauro de Freitas e de Salvador. Anualmente, o espaço atenderá 200 crianças e jovens.

O judô, tradicional esporte olímpico criado no Japão, chegou ao Brasil nas primeiras décadas do século XX, pelas mãos de Mitsuo Maeda. Em 1969, foi fundada a Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Em 1972, o Brasil conquistou a primeira medalha olímpica no esporte: bronze no Jogos de Munique, na Alemanha.

Atualmente, o judô é praticado nos 27 estados da federação e é o esporte olímpico individual que mais medalhas trouxe para o Brasil. São 19 medalhas olímpicas, das quais três de ouro, três de prata e 13 de bronze.

Em 2005, a modalidade recebeu o patrocínio da Infraero. A partir daí, foram 25 medalhas nos mundiais da categoria sênior, até 2014; 27 medalhas na categoria Júnior, entre 2006 e 2014; e 25 medalhas nos jogos Panamericanos, de 2007 e 2011.

Além disso, o Ministério do Esporte definiu o Calendário Esportivo Nacional (CEN) de forma a evitar superposição de eventos importantes em datas e locais coincidentes.

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias