Janot diz que Cunha usa cargo na Câmara para intimidar

Dois dos seis inquéritos abertos para apurar fatos distintos em relação a Cunha estão em fase avançada e deverão virar duas denúncias ao STF

Brasília - O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, em entrevista coletiva (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse nesta sexta-feira (22) que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), utiliza do seu cargo e de seu mandato “para intimidar colegas, réus que assinaram acordos de delação premiada e advogados”. Ele citou 11 fatos que comprovam que o uso do mandato e do cargo por Cunha para esses fins.

A declaração da Janot foi concedida na sexta-feira (22), em palestra para alunos brasileiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA).

Janot informou que Cunha é alvo de seis novos inquéritos por fatos distintos. O presidente da Câmara já responde a duas denúncias no Supremo Tribunal Federal (STF) em decorrência da Operação Lava Jato. Segundo o procurador-geral, dois dos seis inquéritos abertos para apurar fatos distintos em relação a Cunha estão em fase avançada e deverão “rapidamente” virar duas denúncias ao STF.

O procurador-geral tem sido cobrado junto com o STF pelas investigações contra Cunha, que permanece no cargo. Um dos alunos brasileiros que acompanhavam a palestra questionou Janot sobre o papel da PGR para acelerar a ação em que foi pedido o afastamento de Cunha ao STF. “O problema está com o Supremo”, disse Janot sobre o pedido feito em dezembro de 2015, que tem como relator o ministro Teori Zavascki.

O STF ainda não indicou quando colocará a questão na pauta de julgamentos.

No mês passado, o Supremo abriu ação penal contra Eduardo Cunha. Seguindo o voto do relator, ministro Teori Zavascki, a Corte entendeu que há indícios de que Cunha recebeu US$ 5 milhões de propina por um contrato de navios-sondas da Petrobras.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast