Jefferson Lima: 5º Congresso deu nova identidade ao PT

As mudanças na composição da sigla, definidas no congresso anterior, como cotas de mulheres, juventude e negros e negras na executiva, foram determinantes para dar “uma nova cara” ao partido e aumentar participação da juventude

O secretário Nacional de Juventude do PT, Jefferson Lima, disse em entrevista à Rádio Linha Direta que 5º Congresso Nacional do PT, realizado em junho em Salvador (BA), deu uma “nova cara” para o partido. As mudanças na composição da sigla, definidas no congresso anterior, como cotas de mulheres, juventude e negros e negras na executiva, foram determinantes para criar “uma nova identidade” e aumentar a participação da juventude, avaliou.

“Esse 5º congresso, com a nova formação no PT, deu uma nova cara para o partido. O PT tem uma nova identidade, o partido consegue em suas direções, suas composições do congresso, metade homem, metade mulheres e uma participação muito grande da juventude e os companheiros e as companheiras do movimento negro”, afirmou.

Jefferson destacou também que o 5º Congresso do PT foi importante por debater a vida interna partidária, o processo de eleição e organização, política de alianças. “Um congresso que debateu a nossa política internacional e que debateu a nossa perspectivas com a juventude, ao extermínio da juventude negra, a nova política de drogas, o combate a homofobia, a nossa luta intensa contra a maioridade penal. Foi um congresso que envolveu a diversidade de companheiras e companheiros do PT de todos os estados e de todo o canto deste país”, disse.

Na entrevista, Jefferson também falou sobre os trâmites do 3º Congresso da JPT, 3º congresso da JPT que ocorrerá no mês de novembro, em Brasília, no Distrito Federal. Segundo ele, o encontro pretende mobilizar mais de quinze mil pessoas na base, entre estados e municípios. Os congressos começam no mês de agosto e setembro, com as etapas municipais e, no mês de outubro, os congressos estaduais.

A luta contra o extermínio da juventude negra, segundo Jefferson, é um dos principais eixos temáticos do Congresso da JPT. O secretário ainda pontua a luta pela aprovação do projeto que acaba com o atos de resistência, o fortalecimento do plano Juventude Viva. “O congresso tem três eixos, o primeiro é analise de conjuntura, debater a conjuntura nacional e internacional, a influência do capitalismo no continente latino-americano, na força conservadora que vem crescendo em nosso continente, essa relação com o Brasil”, disse.

“Tem um outro ponto que é essa questão da agenda de direitos da juventude, que envolve a criminalização da homofobia, que envolve a luta contra o extermínio da juventude negra, que envolve o fortalecimento ao combate ao machismo, ao racismo,  a todos os preconceitos, a intolerância religiosa, todos os preconceito que a ainda existe na nossa sociedade e discutir essa nova agenda de direitos sociais para juventude brasileira”, explicou.

Para isso, Jefferson destaca a necessidade de dialogar com o jovem no campo e da cidade, do morro e do asfalto, que, além refletir sobre agenda de atividades e direitos, deve debater a organização interna e o fortalecimento da juventude do PT.

O Congresso da JPT também vai eleger as novas direções municipais, estaduais e nacional da Juventude do partido. “É um congresso que temos boas expectativas e um congresso que vai envolver uma nova geração, uma geração valente que saiu de um processo eleitoral vitorioso com a eleição da nossa presidenta Dilma. Por isso, precisamos qualificar a nossa juventude, construir um processo de mobilização intenso”, afirmou.

Jovens, com até 29 anos e um ano de filiação ao PT, poderão participar da construção das etapas do Congresso. Jovens não filiados também podem participar como convidados. A participação na etapa municipal, seguida da estadual, viabiliza a participação do jovem como delegado e direito a voto no Congresso Nacional da JPT.

A secretaria lançará até o dia 15 de julho o regimento interno do Congresso.

Ouça a íntegra da entrevista: Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal “Linha Direta”