João Paulo suspeita de pesquisa em PE

Justiça Eleitoral concede acesso completo aos dados do Instituto Maurício de Nassau para candidato apurar se houve fraude

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco concedeu à equipe do candidato ao Senado João Paulo (PT), nesta sexta-feira (3),  o acesso aos dados da pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), que apontou o candidato Fernando Bezerra Coelho (PSB) à frente das intenções de voto.
A equipe suspeita de manipulação, já que nas últimas pesquisas do Datafolha e Ibope, divulgadas na quinta (2) e sexta-feira (3),  o candidato petista lidera com folga –  37% e 36% da preferência, respectivamente, enquanto Coelho tem  30% nos dois levantamentos. Já na pesquisa do IPMN, Coelho tem 35% das intenções de voto  e João Paulo, 29%.
Esse resultado levou a equipe jurídica da campanha de João Paulo a entrar com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pedindo a impugnação da pesquisa do IPMN, sob o registro PE-00035/2014, para verificar a metodologia da coleta de dados.  A equipe jurídica também quis saber por que a pesquisa omitiu os nomes do candidato à vice- governador e dos suplentes de Senador.
Para João Paulo, o resultado da pesquisa mostra uma tentativa de indução do eleitor nessa reta final. “Já fui vítima de muita pesquisa manipulada. Acho que após as eleições o Congresso tem que discutir a atuação desses institutos que tentam alterar a vontade soberana do povo”, ressaltou o petista.
Por Aline Baeza, da Agência PT de Notícias