Joaquim Soriano: PT vai vincular disputa municipal ao projeto nacional do governo Lula

Titular da Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais (SNAI) do PT falou ao Jornal PT Brasil sobre o curso ‘Formação Política para Candidaturas Petistas 2024’ que começa este ano

Reprodução

Na entrevista, o secretário nacional de Assuntos Institucionais do PT, Joaquim Soriano, fala sobre a iniciativa e dá informações sobre o público-alvo do curso

O PT já abriu as inscrições para o curso ‘Formação Política para Candidaturas Petistas 2024’, destinado a pré-candidatos e candidatas aos cargos de prefeitos e prefeitas e vereadores e vereadoras. Também podem participar coordenadores (as) e equipes de campanha, além de dirigentes municipais do partido.

O curso, que está programado para ocorrer em outubro, novembro e dezembro de 2023, é organizado pelas Secretarias Nacionais de Assuntos Institucionais (SNAI) e de Formação Política (SNFP), em parceria com a Fundação Perseu Abramo (FPA), a Escola Nacional de Formação Política (ENFPT) e as Secretarias Nacionais de Mulheres, de Combate ao Racismo, de Juventude e LGBT.

Clique aqui para se inscrever no curso

O secretário nacional de Assuntos Institucionais do PT, Joaquim Soriano, falou sobre a iniciativa durante entrevista ao programa Jornal PT Brasil desta segunda-feira, 18 (veja a entrevista completa no  segundo vídeo, abaixo).

Na entrevista, ele deu informações sobre o público-alvo do curso.

“A inscrição para o curso é bastante aberta, pois o nosso público é bem amplo, pois para as eleições do ano que vem não só se mobilizam os candidatos e as candidatas a prefeito e prefeita, vereador e vereadora, mas também um contingente grande de militantes que organizam essas campanhas. Então, o curso é aberto a todo esse público do PT que vai participar ativamente das campanhas eleitorais de 2024”, reforçou.

Sobre os objetivos do curso, Soriano sublinhou a vinculação do pleito municipal ao projeto nacional implementado pelo presidente Lula.

“A campanha de 2024 tem um aspecto que é municipal, por óbvio, o nosso projeto para as cidades, o nosso projeto para os legislativos municipais, mas, ao mesmo tempo, é vincular esse projeto municipal ao grande projeto nacional de reconstrução e transformação do Brasil que o governo Lula inicia com as eleições nacionais. E é também, em primeira medida, o primeiro teste sobre o que está ocorrendo no Brasil lá onde as pessoas moram, lá nos municípios, qual o balanço que podemos fazer desses primeiros anos governo do presidente Lula”, destacou ele.

Planejamento, mobilização e comunicação

O secretário titular da SNAI explicou como funcionará o curso de formação para as candidaturas petistas.

“Esse curso vai ser através de vídeo-aulas, em parceria com a Fundação Perseu Abramo. As pessoas que quiserem se inscrever é só acessar o portal da Fundação Perseu Abramo. Lá, a pessoa vai conhecer também o conteúdo de cada curso. Nós vamos oferecer duas vídeo-aulas por semana entre outubro e dezembro já em 2023 porque nós percebemos que a formação das pré-candidaturas tem que ser feita com antecedência e não só no ano eleitoral quando começa o processo eleitoral propriamente dito. Temos agora um largo período que a gente chama de pré-campanha que precisamos aproveitar para melhor qualificar nossas expectativas em relação à disputa”.

Segundo Soriano, a iniciativa vai priorizar não apenas o conteúdo dos modos petistas de governar e legislar, mas também outros conteúdos muito precisos. “Por exemplo, com relação ao planejamento da campanha, a comunicação da campanha, como utilizar as redes sociais na campanha, como fazer a prestação de contas frente ao Tribunal Regional Eleitoral, ao próprio partido”, sublinhou.

Ele informou ainda que o curso será ministrado por “lideranças políticas e especialistas em cada área, que são da academia, e que tenham uma vivência prática em seus mandatos e que sejam capazes de transferir essas experiências para os novos que vão disputar as eleições”.

Déficit democrático

Apesar de o curso ser aberto a todos e todas do PT, o secretário reafirmou que existe também uma grande preocupação nossa em privilegiar candidaturas femininas, de jovens, de LGBTQIA+, de negros e negras, já que esse é um grande déficit democrático que existe hoje no Brasil.

“A representação parlamentar da maioria do povo que é feminina não é correspondida nesta representação. Então nós queremos ajudar a impulsionar essas candidaturas para cumprir a tarefa política de, digamos, diminuir esse déficit democrático na representação parlamentar feminina”, alertou ele.

Joaquim Soriano observou também que o ambiente eleitoral mudou muito nos últimos anos, a com a priorização das redes sociais.

“Nós tivemos uma experiência fantástica nas eleições municipais de 2020, lembrando que fizemos uma campanha para as câmaras municipais e prefeituras sob a pandemia, então a utilização das redes sociais na comunicação digital foi fundamental para fazer crescer nossa representação legislativa. Aí tivemos uma coisa muito bonita, na minha opinião, que foi o acesso de muitas candidaturas femininas, jovens e negras em todo o Brasil. Eu creio que a utilização da comunicação digital facilitou em muito esse acesso e que esta tendência continuou em 2022 e vai continuar em 2024”, destacou.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast