Juiz idealizador da Ficha Limpa: Não há fundamentos para impeachment

Márlon Reis, idealizador da Lei da Ficha Limpa, considera inaceitável o processo contra Dilma: “é incabível tanto constitucional quanto politicamente”

O juiz maranhense Márlon Reis, idealizador da Lei da Ficha Limpa, afirmou que o impeachment da presidenta Dilma Rousseff é incabível tanto constitucional quanto politicamente. “Não há fundamentos para que possa ser sequer cogitado”, disse.

Em entrevista à “Folha de São Paulo“, o magistrado argumentou que um pedido baseado em falhas administrativas não justifica a perda do mandato. “Falha administrativa, apesar de considerável, jamais poderia autorizar a destituição da titular do mais alto cargo da estrutura da República”.

Questionado sobre o que precisaria ser aperfeiçoado para se combater a corrupção no Brasil, o juiz destacou a criação de uma reforma política. “Insisto na necessidade da reforma política. Nós não fizemos reforma política alguma. No passado, votou-se um arremedo mais uma vez, com mudanças até importantes, como a proibição de doações empresariais. Também teremos mais instrumentos de transparência. Pela primeira vez teremos a fixação de limites para gastos de campanha. Precisamos mudar muito a maneira como votamos, especialmente na composição das casas parlamentares. Elas fulanizam o debate político, e isso pode ser mudado com o redesenho da estrutura das eleições brasileiras”, concluiu.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da “Folha de São Paulo”