Juiz que atuará em ação do triplex defende Moro e a Lava Jato

Antônio Bochenek já escreveu artigo em jornal defendendo o vazamento de grampo ilegal feito por Moro no telefone do ex-presidente Lula

Ajufe/Divulgação

O juiz Antônio Bochenek, à direita de Moro: defende a Lava Jato e a prisão de réus antes do fim do processo

O juiz federal Antônio Bochenek irá substituir o desembargador Leandro Paulsen durante suas férias anuais, a partir de 29 de janeiro, na 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). É esta a turma que irá julgar Lula em segunda instância no processo do triplex da OAS, que acontece nesta quarta-feira (24), em Porto Alegre.

Assim, será Bochenek um dos três julgadores dos embargos contra a decisão que eventualmente serão interpostos contra a decisão do TRF-4, sejam pela Defesa do ex-presidente, sejam pelos procuradores da Operação Lava Jato. Com isso, Lula terá como um de seus julgadores um juiz que:

  • Publica postagens em sua página no Facebook em favor da Lava Jato e do juiz Sérgio Moro (cuja sentença que condenou Lula estará, em última análise, sob julgamento de Bochenek)
  • Publica artigos em jornais e concede entrevistas à imprensa defendendo a Lava Jato
  • Faz elogios rasgados a Sérgio Moro, de quem é amigo pessoal
  • Defende que se prenda pessoas antes do término do devido processo legal

Em março de 2016, quando o juiz Sérgio Moro vazou para a imprensa escutas telefônicas ilegais feitas pela Polícia Federal nos telefones do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o jornal O Globo convidou especialistas a escrever sobre o assunto. O professor da Escola de Sociologia e Política (SP) Aldo Fornazieri foi um deles. O título de seu artigo: “Divulgação dos Grampos foi Irresponsável”. Além dele, outros três especialistas escreveram artigo no jornal sobre o tema, sendo que dois acompanharam o entendimento de Fornazieri. Apenas um dos convidados do diário da família Marinho defendeu a ação ilegal de Moro e da Polícia Federal: o juiz substituto Antônio Bochenek.

O título de seu artigo: “Lava Jato Derrubou Paradigmas“. Sobre o autor da ilegalidade em si, Sérgio Moro, ele disse: “Há uma nova geração de servidores públicos qualificados e experientes, focada nos valores democráticos e republicanos, que não mais se resigna com os vícios dos sistemas e os resquícios do passado, sobretudo se servirem à impunidade.”

São muitas e são públicas as defesas desabridas do juiz Bochenek aos procuradores da Lava Jato e ao juiz Moro. Com este último, chegou a escrever um artigo a quatro mãos para o jornal “Estado de S.Paulo”, em que defendeu que réus sejam presos antes do fim do processo, já a partir de uma condenação em segunda instância, exatamente o grau recursal em que atuará Bochenek.

Em suas redes sociais, o juiz, que julgará embargos contra ou interpostos pela Lava Jato, publica links para reportagens como “FMI aponta Lava Jato como Reflexo de Judiciário Mais Eficiente“.

Nesta terça-feira, o jornal The New York Times publicou um artigo em que afirma, com todas as letras, que não há como esperar que o TRF-4 conceda um julgamento justo a Luiz Inácio Lula da Silva. Certamente a escolha de Antônio Bochenek como juiz substituto em nada vai ajudar na alteração deste quadro.

Por Vinícius Segalla, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast