Juventude petista está mobilizada em defesa da democracia

O secretário nacional da Juventude do PT afirma os jovens de cada cidade devem realizar atos públicos contra o golpe e em defesa do PT, de Dilma e de Lula

A juventude petista em todas as cidades brasileiras está mobilizada na realização das etapas locais do 3º Congresso da Juventude do PT (3º ConJPT). Mas, para o secretário nacional da Juventude do partido, Jefferson Lima, os municípios também devem mobilizar os jovens em atos públicos em defesa da democracia.

Para o petista, é preciso que a juventude se mobilize para além da tiragem delegados para o 3º ConJPT e das eleições dos secretários e secretárias de juventude do PT de cada município.

“É necessário que em cada cidade seja realizado atos públicos de defesa da democracia, defesa do PT e do nosso projeto liderado pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, afirma.

O secretário de Juventude pontua que os jovens de hoje já nasceram em um Brasil democrático. “Mas neste momento no País, o regime democrático está sendo questionado por alguns setores conservadores e golpistas do Brasil. É fundamental a nossa luta permanente na defesa da democracia, na defesa dos direitos sociais já conquistados e claro na ampliação de mais conquistas em especial para a juventude”, enfatiza.

Para avançar nas conquistas democráticas, ele acredita ser fundamental fazer a defesa dos governos que mudaram a vida do povo e da juventude.

“Defender Lula e Dilma é defender o projeto democrático popular do nosso País que vem ao longo dos 13 anos mudando a vida do povo, principalmente da juventude e do povo mais pobre”, ressalta.

Jefferson lembra que na próxima quinta-feira (20) diversos movimentos sociais irão às ruas para defender a democracia e se posicionar contra a tentativa de golpe.

“A juventude estará nas ruas no dia 20. É muito importante que os jovens petistas mobilizem em todos os estados, cidades e cantos desse País para defender a democracia neste dia 20”, destaca o secretário.

O secretário explica que a orientação da Executiva Nacional da Juventude do PT é a realização de atos de rua, ato públicos nas praças, nos espaços culturais e atos que dialoguem com a vida da juventude na cidade e no campo.

“É importante que nossas ações dialoguem com a realidade de cada município, com as diversidades das juventudes e com qual modelo de cidade, de país a juventude deseja”, destaca.

Segundo Jefferson, é fundamental que em todas as ações da juventude seja envolvida a pauta da cultura. “Acredito que a cultura hoje dialoga muito com a juventude brasileira e a JPT precisa estar conectada com essa realidade”, acrescenta.

Além da cultura e da defesa da democracia, as pautas da juventude também abordam a luta contra o extermínio da juventude negra, a vida dos jovens na cidade e no campo, um novo modelo de desenvolvimento para o Brasil, tarifa zero, nova política de drogas, a luta contra a homofobia, o machismo e a intolerância religiosa, e uma nova política de segurança pública.

Da Redação da Agência PT de Notícias