Lei da deputada Arlete Sampaio garante distribuição gratuita de absorventes em escolas e UBS do Distrito Federal

Deputada distrital vê com felicidade sanção da Lei que beneficiaria milhares de mulheres

Foi sancionada no último dia 12 de janeiro a lei de autoria da deputada distrital Arlete Sampaio que garante a distribuição gratuita de absorventes em escolas e em Unidades Básicas de Saúde para mulheres em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública do Distrito Federal.

A lei, que foi construída em parceria com o movimento global da Fundação ONU “Girl Up” e com o apoio da Herself, faz parte de uma atualização da Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher do Distrito Federal.

Desde sua sanção, a lei já está valendo e prevê assistência a mulheres e meninas de todas as idades. A deputada e autora, Arlete Sampaio diz que a lei é importante pois ajuda também a garantir a permanência de jovens mulheres nas escolas.

“O projeto de lei assegura, entre outras coisas, a oferta de absorventes higiênicos para, sobretudo, estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio que não tenham condições de adquirir o absorvente. Então são itens fundamentais para, inclusive, garantir a presença destes estudantes nas escolas”.

Agora, a Secretaria de Saúde do governo do D.F. deve oferecer: terapia hormonal para quem está na menopausa, cuidados básicos decorrentes da menstruação e disponibilizar insumos de higiene e absorventes higiênicos nas UBS para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e nas escolas da rede pública.

Nádia Garcia, Agência Todas