Líder do PT cobra do Itamaraty a remoção de brasileiros no exterior

Em ofício ao presidente da Câmara, Verri relatou os pedidos de ajuda que têm chegado à Liderança do PT e solicitou que a Casa faça as gestões cabíveis

Jonas Pereira/Agência Senado

O líder da Bancada do PT na Câmara, Enio Verri (PR), manifestou nesta quinta-feira (19) preocupação com a situação de brasileiros que estão em viagem de turismo no exterior  e não podem retornar ao Brasil, em decorrência do agravamento exponencial da crise provocada pelo coronavírus (Covid-19). Verri cobrou do Itamaraty providências para ajudar centenas de brasileiros que querem retornar ao Brasil e estão impossibilitados diante de diferentes medidas de combate à pandemia tomadas por governos de variados países.

Em ofício encaminhado ao presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), Verri relatou os pedidos de ajuda que têm chegado à Liderança do PT e solicitou que a Casa faça as gestões cabíveis junto ao Ministério das Relações Exteriores no sentido de apoiar e acompanhar a prestação da assistência consular devida aos cidadãos brasileiros.

No ofício, Enio Verri destacou dois casos específicos que chegaram ao conhecimento da Liderança: turistas brasileiros que viajavam por cidades de Portugal e do Marrocos. “Eles já estavam em trânsito para retornarem ao Brasil quando foram anunciadas medidas emergenciais, incluindo o fechamento de aeroportos, impedindo-os de embarcar”, informou.

O líder do PT afirmou que reconhece a gravidade da crise e, portanto, a legitimidade e urgência das medidas adotadas nesse enfrentamento. “Ao mesmo tempo, contudo, me sensibilizo com a situação de incerteza que eles vivenciam neste momento”, afirmou Verri, reforçando o pedido para que se verifique a possibilidade de ajuda consular, principalmente por meio das Embaixadas do Brasil em Lisboa e em Marrakech.

Por causa da intensa propagação do novo coronavírus, países da União Europeia, América do Sul e Ásia vêm suspendendo voos nos principais aeroportos e fazendo da rotina de turistas um verdadeiro labirinto. Já se registram brasileiros retidos em ao menos quatro países da América do Sul, dois da Europa, um na Ásia e um na África. No Peru, por exemplo, são ao menos 3.770 turistas brasileiros – os dados são do serviço de migrações do governo local.

Leia a íntegra do ofício:

 

Processo 272547-2020 – Pandemia COVID-19. Brasileiros no exterior. Assistência consular.

 

Por PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast