Lideranças políticas exaltam vitória da democracia

Decisão do povo “jamais deverá ser contestada”, defende Arthur Lira. Alexandre de Moraes pede o fim de “discursos fantasiosos e notícias fraudulentas” nas próximas eleições

Ricardo Stuckert

Lula, durante a campanha eleitoral. Foto: Ricardo Stuckert

Assim que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, por volta das 19h57 deste domingo (30), as principais lideranças políticas do país se manifestaram em reconhecer o resultado, criando uma onda de legitimação que abafou a insatisfação dos derrotados. Agora, defendem eles, é hora de reconciliar o país, reconstruindo os pilares fundados pela Constituição Federal.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, afirmou em entrevista coletiva que havia conversado com Lula e Jair Bolsonaro um pouco antes de proclamar o resultado oficial das eleições. Moraes citou ainda que cumprimentou os dois “por terem participado do mais importante momento da democracia, que é o momento das eleições”.

“Urnas eletrônicas são patrimônio nacional e espero que, a partir dessa eleição, finalmente cessem as agressões ao sistema eleitoral, cessem os discursos fantasiosos, as notícias fraudulentas, as notícias criminosas contra as urnas eletrônicas, porque quem novamente atestou a credibilidade das urnas eletrônicas foi o povo brasileiro”, decretou Moraes.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, ressaltou que o TSE garantiu a legitimidade do resultado das urnas “mais uma vez”. “Que a vitória dos escolhidos nas urnas, como expressão da vontade popular, se suceda e para tanto conclamo a todos a um esforço coletivo, e que nos irmanemos em prol da unidade, do respeito e do fortalecimento das nossas instituições”, disse ela.

Ministro do STF, Gilmar Mendes reforçou as palavras de Weber no Twitter. “O Brasil deu mais um exemplo de eleições limpas e com ampla participação popular. As instituições funcionaram corretamente, com o TSE cumprindo um papel fundamental. Desejo sucesso ao Presidente Lula, que tem a importante missão de unir o país. #DemocraciaSempre”, postou o ministro.

O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa também foi ao Twitter. “Venceram a Democracia, a civilidade, a reverência às normas consensualmente estabelecidas para reger o bom funcionamento da sociedade”, disse Barbosa. “Parabéns a Lula, a Alckmin e aos governadores democraticamente eleitos neste domingo. E, claro, ao povo brasileiro.”

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse em pronunciamento que os resultados das eleições são “inquestionáveis e assim o presidente Bolsonaro reconhecerá”. Também afirmou que eventuais questionamentos sobre a confiabilidade dos equipamentos acabou sendo agora uma “questão superada”.

“Gostaria de manifestar expresso reconhecimento das eleições no Brasil de forma plena, absoluta, insuscetível de quaisquer questionamentos”, declarou o senador, lembrando que o papel dos novos mandatários é o de reunificar o Brasil e de dar “basta ao ódio” e ao “desrespeito às divergências”. Quanto à transição, ele disse esperar que seja a mais eficiente possível para viabilizar “o plano de governo que foi escolhido pela maioria”.

Um dos primeiros políticos a se manifestarem após a confirmação do resultado, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a decisão dos brasileiros “jamais deverá ser contestada”. “Seguiremos em frente na construção de um país soberano, justo e com menos desigualdades”, discursou. “É preciso ouvir a voz de todos, mesmo divergentes, e trabalhar para atender as aspirações mais amplas.”

Para Lira, um dos principais aliados de Jair Bolsonaro, “é hora de desarmar os espíritos, estender a mão aos adversários, debater, construir pontos, propostas e práticas que tragam mais desenvolvimento, empregos, saúde, educação e marcos regulatórios eficientes”. “Tudo que for feito daqui para frente tem que ter um único princípio: pacificar o país e dar melhor qualidade de vida ao povo brasileiro”, finalizou.

O ex-presidente José Sarney enviou um vídeo afirmando que Lula “foi um instrumento para que o Brasil demonstrasse que a democracia foi consolidada”. “Hoje, o Brasil é o segundo país democrático do mundo ocidental e nós estamos assistindo uma eleição que consolida justamente isso. Essas ideias que levaram (Abraham) Lincoln a dizer que a democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo”, disse Sarney.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso postou em suas redes sociais foto antiga ao lado de Lula para comemorar a vitória. “Parabéns Lula pela vitória. Venceu a Democracia, venceu o Brasil!”, comentou FHC.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, afirmou em nota oficial que o Brasil presenciou “eleições limpas, transparentes e seguras”. “A maior entidade civil do país, com 1,3 milhão de inscritas e inscritos, parabeniza o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e também os governadores”, diz a nota. “A OAB se coloca à disposição de todas as forças políticas para a construção de um debate nacional pacífico, pautado pela união e que permita um ciclo virtuoso de quatro anos de progressos sociais e econômicos.”

O presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Octávio Costa, afirmou em nota que a entidade “sempre esteve ao lado de Lula nessa campanha eleitoral”. “A democracia venceu. E os dias de ódio vão chegar ao fim. A vitória de Lula traz de volta a esperança num Brasil mais justo e solidário. Como nos ensina a história, não há longa noite que não encontre o dia!”, comemorou Costa.

Também em nota oficial, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) parabenizou o TSE “por sua atuação no zelo de todo o processo democrático”. “Todos possam caminhar unidos para a construção da política melhor, aquela que está a serviço do bem comum, conforme define o nosso amado Papa Francisco. São os votos da CNBB. É o que suplicamos em preces para o nosso país”, afirma a nota assinada pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da entidade.

A senadora Simone Tebet (MDB/MT) cumprimentou o presidente eleito em seu perfil nas redes sociais. “Obrigada, Brasil! As urnas falaram. Venceu a democracia e a verdade. Viva o povo brasileiro! Meus parabéns, presidente Lula. A hora é de comemorar porque amanhã vai ser outro dia”, disse Simone.

Ciro Gomes, o candidato pelo PDT, também parabenizou o presidente eleito. “Cumprindo o saudável dever democrático, quero cumprimentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por sua vitória nas eleições recém apuradas. Desejo ao presidente eleito toda a felicidade na honrosa missão a si concedida pela maioria de nosso povo brasileiro”, afirmou Ciro em seu perfil no Twitter.

“Presidente Lula, parabéns pela vitória que cria para nossa democracia condições de se revigorar”, afirmou a ex-ministra Marina Silva no Twitter. “Os desafios exigirão de todos nós a responsabilidade do tamanho da envergadura política, econômica, social e ambiental que o Brasil merece ter. Começamos a derrotar o ódio.”

Carlos Siqueira, presidente Nacional do PSB, partido do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, publicou carta para saudar a vitória da chapa. “Tal feito se constitui, seguramente, no mais importante marco político do Brasil contemporâneo”, comentou Siqueira. “Fazemos votos para que V.Exa. consiga articular em torno das diretrizes de seu governo forças políticas sólidas, que permitam materializar o projeto político que os brasileiros escolheram para os próximos quatro anos.”

A vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, postou vídeo no Twitter. “Venceu a razão, a verdade, o compromisso com o povo e com um projeto inclusivo de país”, disse Luciana. “Lula representa uma aliança que busca que o amanhã seja pleno para cada um e cada uma de nós. Ele não vai governar apenas para os que votaram nele, será o presidente de todos os brasileiros. E, de mãos dadas, vamos pacificar esse país.”

Senador eleito, o ex-governador do Piauí, Wellington Dias, disse em seu perfil no Twitter que “o amor venceu o ódio”, postando uma foto registrada no comitê de Lula nesse domingo.

“Parabéns aos brasileiros que exerceram seu direito democrático”, afirmou João Amoêdo, candidato pelo Novo em 2018, ressalvando que espera que Bolsonaro e Lula surpreendam. “Bolsonaro aceitando imediatamente o resultado e fazendo uma transição de governo pacífica. E Lula fazendo um governo para todos, com uma equipe qualificada e reformista.”

“Desejo sucesso ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ele possa pacificar e unificar o país em torno de uma agenda de desenvolvimento econômico, com geração de emprego, renda e oportunidades para todos os brasileiros e brasileiras”, afirmou o senador Davi Alcolumbre (União-AP). “É hora de conciliação e de construção de um país mais justo. Que as famílias do Brasil possam se reunir em paz e harmonia, e que as diferenças sejam usadas para aprimorar o debate em nossa democracia.”

Aliado de Bolsonaro, o governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse que “o Brasil sai mais forte das urnas”. “Desejo sorte, ao mesmo tempo em que me coloco à disposição para trabalhar ao lado do presidente eleito”, afirmou em seu perfil oficial no Twitter. “As diferenças devem ser colocadas de lado porque os desafios são imensos e só a união de todos os eleitos pode solucionar os muitos problemas que se apresentarão a partir de janeiro.”