Lula, 1 ano de reconstrução: Gleisi avalia a economia e defende mais investimentos

Para a presidenta nacional do PT, governo Lula foi bem-sucedido em 2023 porque apostou no investimento público. Por isso, estratégia deve ser mantida em 2024 

freepik

Graças à retomada de investimentos públicos, o Brasil gerou cerca de 2 milhões de empregos com carteira assinada em 2023

O sucesso do primeiro ano do novo governo Lula é inegável. Além de promover um pacto institucional em defesa da democracia, superando uma tentativa de golpe, e de recuperar o prestígio internacional do país, o presidente e sua equipe obtiveram ótimos resultados econômicos, que melhoraram a vida da população.

A avaliação é da presidenta nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), que fez um balanço de 2023 em entrevista ao Jornal PT, da TvPT (assista no fim desta matéria).

Gleisi lembrou que Lula já entrou no governo cumprindo promessas importantes, como o aumento real do salário mínimo, que neste teve novo reajuste de R$ 100; a desoneração da tabela do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários; o novo Bolsa Família, com recursos para crianças e adolescentes; o Desenrola Brasil; o Farmácia Popular; o Mais Médicos e várias outras.

“São uma série de ações que já começaram a fazer efeito na vida do povo. E o emprego subiu, e a inflação caiu, o que melhorou as condições de consumo e de consumo de alimentos, principalmente”, comemorou Gleisi.

Todas essas ações, de investimento do Estado para aquecer a economia, contribuíram para que o Brasil terminasse 2023 gerando 2 milhões de empregos com carteira assinada e com crescimento de 3%, tornando-se a nona maior economia do mundo, superando todas as expectativas iniciais (veja no vídeo abaixo). 

“A economia cresceu 3%. O agronegócio foi importante (para esse resultado), mas também foram importantes as ações de governo para estimular o consumo e a renda das pessoas”, ressaltou Gleisi.

Para 2024, a presidenta do PT considera que é importante continuar a disputa política contra o bolsonarismo e manter os investimentos feitos pelo Estado, para que o Brasil não deixe de crescer e gerar empregos. 

LEIA MAIS:
Desemprego em queda, PIB em alta, inflação derrubada: economia avança no governo Lula
Preço da carne pode fechar 2023 com maior queda desde 1994
Governo Lula atrai ‘avalanche’ de bilhões em investimentos estrangeiros no país

“Nós temos que fazer a disputa política na sociedade agora, para mostrar o que são essas melhorias e mostrar como Bolsonaro deixou este país. Porque o bolsonarismo e ele mesmo estão aí, falando mentiras como sempre”, disse.

E acrescentou: “Devemos continuar com a valorização do salário mínimo e a renegociação de dívidas, aumentar a isenção do Imposto de Renda e investir para gerar emprego. Nós precisamos de emprego para a nossa gente, de trabalho, e melhorar o ambiente principalmente para os micro e pequenos empresários”.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast