Lula com governadores, Congresso e STF: afirmar a democracia para desenvolver o país

“Nós não vamos permitir que a democracia escape das nossas mãos, porque é a única chance de a gente garantir que esse povo humilde consiga comer três vezes ao dia, ou ter direito de trabalhar”, disse Lula

Fábio Rodrigues Pozzebom - Agência Brasil

Lideranças políticas do país se unem para defender democracia. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Nesta segunda-feira, 9, em reunião coordenada pelo presidente Lula, representantes dos três Poderes da República, da totalidade dos governadores, dos líderes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, e lideranças de outras instituições deram uma profunda e simbólica resposta ao terrorismo bolsonarista que atacou a democracia e o Estado brasileiro no domingo.

Além dos governadores (veja a relação abaixo), participam do encontro a presidenta do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o presidente interino do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo, o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Edvaldo Nogueira, e o PGR Augusto Aras, ministros do governo e parlamentares.

LEIA MAISEm nota, chefes de poderes repudiam ato terrorista e defendem democracia

“O gesto de vocês é demonstração de que aqui nesse país é possível tudo, é possível discordar, é possível fazer passeata, é possível fazer greve. A única coisa que não é possível é alguém querer acabar com a nossa incipiente democracia que já sofreu com o golpe da presidenta Dilma Rousseff”, afirmou Lula defendendo o Estado de Direito e a participação popular.

“Nós não vamos permitir que a democracia escape das nossas mãos, porque é a única chance de a gente garantir que esse povo humilde consiga comer três vezes ao dia, ou ter direito de trabalhar”, disse Lula. “Em nome de defender a democracia, não vamos ser autoritários com ninguém, mas não seremos mornos com ninguém. Vamos investigar e vamos chegar a quem financiou”, continuou.

Em sua manifestação, o presidente Lula questionou o caráter da mobilização golpista que insiste em tentar inviabilizar o novo governo. “Estavam reivindicando o quê? Reivindicando melhoria na qualidade de vida das pessoas? Reivindicando mais liberdade? Aumento de salário? Não, eles estavam reivindicando o golpe”, diz Lula após criticar a negligência das forças policiais que permitiram o ataque às sedes dos Três Poderes.

A reunião foi aberta pelo presidente do Fórum de Governadores (veja a nota da entidade), governador do Pará, Helder Barbalho, que saudou o caráter de “união nacional” do encontro e repudiou a tentativa de impor a instabilidade sobre as instituições. Além de Barbalho, falaram governadores das diferentes regiões do país que destacaram a simbologia do momento. “Vamos trabalhar para trazer paz, emprego e cidadania para o povo brasileiro”, afirmou a governadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte.

Ao final da reunião, o presidente Lula e todos os participantes do encontro cruzaram a Praça dos Três Poderes até o prédio do STF para prestar solidariedade à instituição, sua presidenta e ministros e ministras. O prédio do STF teve seu interior, em especial o plenário, totalmente destruído pelos terroristas. Na reunião, a presidenta Rosa Weber informou que o STF vai retomar suas atividades normalmente, em 1/] de fevereiro.

Veja a relação dos governadores e governadoras presentes no encontro

ACRE
Vice-Governadora MAILZA ASSIS
ALAGOAS
Governador PAULO DANTAS
AMAPÁ
Governador CLÉCIO LUIS
AMAZONAS
Governador WILSON LIMA
BAHIA
Governador JERÔNIMO RODRIGUES
CEARÁ
Governador ELMANO DE FREITAS
DISTRITO FEDERAL
Governadora em exercício CELINA LEÃO
ESPÍRITO SANTO
Governador RENATO CASAGRANDE
GOIÁS
Daniel Vilela, vice governador
MARANHÃO
Governador CARLOS BRANDÃO
MATO GROSSO
Vice-Governador OTAVIANO PIVETTA
MATO GROSSO DO SUL
Governador EDUARDO RIEDEL
MINAS GERAIS
Governador ROMEU ZEMA
PARÁ
Governador HELDER BARBALHO
PARAÍBA
Governador JOÃO AZEVÊDO
PARANÁ
Governador RATINHO JUNIOR
PERNAMBUCO
Governadora RAQUEL LYRA
PIAUÍ
Governador RAFAEL FONTELES
RIO DE JANEIRO
Governador CLÁUDIO CASTRO
RIO GRANDE DO NORTE
Governadora FÁTIMA BEZERR
RIO GRANDE DO SUL
Governador EDUARDO LEITE
RONDÔNIA
Representante AUGUSTO LEONEL DE SOUZA MARQUES
RORAIMA
Governador ANTÔNIO DENARIUM
SANTA CATARINA
Governador JORGINHO MELLO
SÃO PAULO
Governador TARCÍSIO DE FREITAS
SERGIPE
Governador FÁBIO MITIDIERI
TOCANTINS
Governador WANDERLEI BARBOSA

Assista a íntegra do encontro:

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast