Lula confirma Jean Paul Prates como novo presidente da Petrobrás

“Empresa precisa investir na transição energética para atender às necessidades do país”, defende o senador. Rita Serrano e Tarciana Medeiros presidirão CEF e BB

Ricardo Stuckert

Lula e Jean Paul Prates. Foto: Ricardo Stuckert

Uma das empresas mais estratégicas do país, a Petrobrás será comandada pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN) em 2023. “Gostaria de anunciar a indicação do Jean Paul Prates para a presidência da Petrobrás. Advogado, economista e um especialista no setor de energia, para conduzir a empresa para um grande futuro”, anunciou o presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva, em postagem no Twitter, nesta sexta-feira (30).

Coordenador de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis no Grupo Técnico de Minas e Energia do Gabinete de Transição, Prates foi o responsável por prestar informações sobre o futuro da Petrobrás durante o período. Nesta sexta, em entrevista após reunião com Lula em Brasília, ele voltou a defender mudanças na política de preços da empresa.

“Eu sempre tenho dito que política de combustíveis é um assunto de governo”, afirmou o senador. Ele defende que o Brasil tire vantagem da autossuficiência na exploração do petróleo e da “quase autossuficiência que nós temos em refino” para oferecer aos consumidores e às empresas brasileiras um preço de combustível mais competitivo.

“Vejo a Petrobras como uma empresa que precisa olhar para o futuro e investir na transição energética para atender às necessidades do país, do planeta e da sociedade, além dos interesses de longo prazo de seus acionistas”, afirmou Prates em nota oficial.

“Esse olhar para o futuro foi a principal demanda colocada pessoalmente a mim pelo Presidente Lula, que acredita que a empresa deve permanecer como uma referência de mercado, tecnologia, governança e responsabilidade social”, finalizou.

Prates atua nas áreas de petróleo, gás natural, biocombustíveis, energia renovável e recursos naturais há mais de 30 ano. Participou da elaboração da Lei do Petróleo, em 1997, e foi o redator do Contrato de Concessão oficial e do Decreto dos Royalties.

No Rio Grande do Norte, Prates assumiu em 2007 a Secretaria de Estado de Energia e viabilizou mais de R$ 10 bilhões em investimentos para. Foi eleito suplente da senadora Fátima Bezerra (PT-RN) em 2014, assumindo o cargo em 2019 após a eleição de Fátima para o governo do estado. Durante o mandato, Prates foi autor e relator de importantes marcos legais envolvendo a transição energética e práticas sustentáveis, combustiveis, educação digital, mobilidade urbana e infraestrutura ferroviária.

Haddad anuncia Rita Serrano na presidência da CEF e Tarciana Medeiros no BB

Duas servidoras de carreira ocuparão as presidências das principais instituições públicas financeiras do país – o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Os nomes foram anunciados nesta sexta pelo futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Pela primeira vez em 214 anos de história, o Banco do Brasil será presidido por uma mulher: a atual gerente-executiva da área de clientes Tarciana Medeiros. Com bacharelado em administração pela Faculdade AIEC e pós-graduação em marketing, liderança, inovação e gestão, ela está na instituição financeira há 22 anos.

Tarciana relatou em seu perfil na rede LinkedIn que começou a trabalhar como feirante, em 1988. Foi ainda professora antes de ingressar no BB em 2000, chegando ao primeiro cargo de gestão dois anos depois.

“BB tem 200 anos, nunca se pensou nem de perto de ter uma mulher na presidência. Vamos provar que uma mulher pode ser muito melhor do que muitos homens que dirigiram o Banco do Brasil”, desafiou Lula nesta quinta-feira (29). Nesta sexta, ele confirmou o nome de Tarciana e também da quarta mulher a presidir a Caixa.

“Fico feliz de anunciar, ao lado do ministro @Haddad_Fernando, duas mulheres, funcionárias de carreira, no comando da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Sejam bem-vindas, Rita Serrano e Tarciana Medeiros. Bom trabalho!”, desejou Lula no Twitter.

Atual representante dos empregados para o Conselho de Administração (CA) da Caixa, Rita se disse honrada pela escolha. “O presidente Lula mais uma vez resgata o valor do que é para todos, público, valorizando a CAIXA e provando seu compromisso com as mulheres e trabalhadores”, afirmou em seu site pessoal.

Rita defende que é preciso “construir uma nova CAIXA para um novo Brasil”. Afirmou que se sente preparada para a tarefa e sabe que conta com o apoio das servidoras e servidores da instituição, aos quais destinou uma carta.

“Ser mulher e a segunda empregada de carreira a assumir a presidência da CAIXA em seus 161 anos de história amplia ainda mais o senso de compromisso e dever com a nossa empresa”, afirmou na missiva. “Quero construir, junto com vocês, uma nova CAIXA: forte, humana, com respeito, e voltada para o desenvolvimento do país.”

Rita Serrano é graduada em Estudos Sociais e História, com mestrado em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS). Em 33 anos de banco, ocupou os mais diversos cargos na instituição.

Em 2017, foi eleita pela primeira vez pelos empregados da Caixa para ocupar assento na mais alta administração do banco, o Conselho de Administração (CA). No último pleito, em 2022, foi reeleita para o terceiro mandato em primeiro turno, com 91% dos votos válidos, após concorrer com mais de 30 candidatos.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast