Lula: “Consagração do jovem é estudar, fazer curso técnico e entrar na universidade”

Presidente anunciou, nesta terça-feira (6), no RJ, uma série de investimentos em educação, saúde e moradias, incluindo a entrega de 1.328 unidades do Minha Casa, Minha Vida

Ricardo Stuckert

Lula: "Temos de cuidar da educação dos nossos meninos e das nossas meninas"

O presidente Lula cumpriu, nesta terça-feira (6), uma agenda de compromissos no estado do Rio de Janeiro, em mais uma parada do giro que começou a fazer pelo país. O último evento do dia foi em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, onde foram anunciadas as obras da sede definitiva do Campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Hospital Oncológico do município. O presidente também participou da inauguração da Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva, que leva o nome do seu neto falecido em 2019, aos 6 anos de idade.

Acompanhado da esposa, Janja Lula da Silva, de ministros e de autoridades locais, Lula enumerou uma série de investimentos federais nas áreas da saúde e da educação, fundamentais para o desenvolvimento do país. Quando citou a obra do campus do Instituto Federal, falou da importância da formação profissional e das ações do governo voltadas à redução da evasão escolar, como Pé de Meia – programa que concede uma poupança de até R$ 9 mil a estudantes de baixa renda matriculados no ensino médio, com o objetivo de mantê-los na escola.

Se a gente não cuidar da educação dos nossos meninos e das nossas meninas, sobretudo quando ele sai do ensino fundamental para o ensino médio, a gente está jogando fora, quem sabe, metade da vida do nosso filho ou da nossa filha. Porque uma pessoa que não tem profissão é quase nada no mundo. Uma pessoa que tem profissão é quase tudo”, disse o presidente, que convocou pais e mães para participarem desse esforço.

“É importante cada pai ou cada mãe aqui fazer um esforço muito grande, de não deixar o filho desistir no ensino médio, não deixar, pelo amor de Deus. Muitas vezes eles dizem que vão desistir porque têm que ajudar em casa. Não aceite esse discurso, não permita que o filho de vocês deixe de estudar. A consagração dele está em estudar, em fazer um curso técnico e depois poder fazer universidade. Se ele fizer isso, ele vai poder se transformar numa pessoa de bem”, acrescentou.

O presidente voltou a defender o reforço dos investimentos públicos e o papel do Estado como indutor do desenvolvimento. Também reforçou as críticas a setores que consideram que investir em educação e saúde é desperdiçar dinheiro público, a exemplo da mídia corporativa, que se associou à extrema direita para atacar o governo. O programa Pé de Meia, por exemplo, é um dos alvos dos porta-vozes do retrocesso.

“Tem muita gente que fala assim para mim: ‘Lula, você está gastando dinheiro, dando dinheiro para essa molecada!’ Eu falo: ‘não! Gastar dinheiro eu estou gastando quando eu tiver que fazer cadeia para colocar esse moleque. Eu tenho que fazer escola e gastar dinheiro na escola”, disse o presidente.

“Quando eu estiver colocando ele na escola eu estou garantindo que ele não vá pular para o tráfico, garantindo que ele não vá para o crime organizado. Estou garantindo que ele não pratique delitos, eu estou garantindo que ele vá ser orgulho do pai, da mãe e dos irmãos dentro de casa”, enfatizou.

Instituto Federal

O campus do IFRJ em Belford Roxo está em funcionamento em espaço provisório desde 2016. Após acordo com a Prefeitura municipal, foi formalizado o repasse do terreno para a construção da nova sede, que deverá estar concluída até o final de 2025. O empreendimento terá investimento de R$ 15 milhões do Ministério da Educação.

Os recursos do governo federal vão ampliar a oferta de vagas em educação profissional e tecnológica e melhorar a infraestrutura do campus para os estudantes, professores e comunidades da região, com modernização de salas de aulas biblioteca e restaurante estudantil — além de área de convivência, quadra poliesportiva, laboratórios, estacionamento e salas administrativas.

A unidade de Belford Roxo terá capacidade para atender 1.400 estudantes com a oferta de cursos técnicos, qualificação profissional e superior nas áreas para formação de professores, administração, logística, moda e artesanato.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o compromisso do presidente Lula com o setor vai muito além dos institutos federais. Ele citou outras políticas importantes, como a retomada dos reajustes das bolsas de estudo e da merenda escolar, após o congelamento imposto pelos governos passados; o lançamento do Compromisso Criança Alfabetizada, o programa Escola em Tempo Integral e o Pé de Meia.

Santana também ressaltou o fato de Lula ser o presidente que mais investiu na educação na história do país. “Foi o presidente que, mesmo sem ter um diploma superior, mais fez institutos federais na história desse país. Foi o presidente que mais implantou campi universitários nesse país. Foi o presidente que mais olhou para os filhos dos pobres”, disse o ministro.

A expansão dos institutos federais é uma das principais marcas dos governos do PT. Até 2002, o Brasil tinha 140 escolas técnicas, em 119 municípios. Nos mandatos de Lula e da ex-presidenta Dilma Rousseff, houve a maior expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da história: foram criados 422 campi entre 2005 e 2016, sendo 214 até 2010 e 208 entre 2011 e 2016. Hoje, são 682 unidades e mais de 1,5 milhão de matrículas.

Homenagem ao neto Arthur

Um dos momentos mais emocionantes da agenda em Belford Roxo foi a inauguração da Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva, uma homenagem da prefeitura ao neto do presidente falecido em 2019. A criança faleceu aos 6 anos de idade, quando Lula estava preso em Curitiba (PR), em razão da perseguição criminosa da hoje desmascarada Operação Lava Jato. Ele agradeceu ao prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, pela homenagem.

“O meu neto, vocês sabem, ele morreu quando eu estava na Polícia Federal. Ele tinha 6 anos de idade, e ele morreu de forma muito rápida. Ele chegou em casa com dor de cabeça, deitou, e de manhã quando foi para o hospital já morreu. Foi uma coisa impensada, foi um choque muito grande”, lembrou Lula, detalhando que a inaugurada é muito bem equipada e terá capacidade para receber mil alunos.

Hospital Oncológico

A construção do Hospital Oncológico de Belford Roxo, anunciada durante o evento, conta com investimento de cerca de R$ 40 milhões para procedimentos de alta e média complexidade e atenção primária (atendimento básico), com estrutura de UTI adulta e infantil.

De acordo com a prefeitura, o projeto inicial do Hospital Oncológico prevê ainda que a unidade terá três centros cirúrgicos, enfermaria com 27 leitos; CTI (11 leitos); 6 leitos de unidade intensiva; sala de tratamento quimioterápico (20 leitos); sala de medicação (4 leitos); sala de tratamento alternativo (14 leitos) e sala de observação (seis leitos).

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou do evento em Belford Roxo. Ela lamentou o abandono da saúde durante os governos Temer e Bolsonaro e destacou que Lula ampliou significativamente as verbas do setor. Disse, por exemplo, que os recursos para procedimentos de média e alta complexidade para Belford Roxo saltaram de apenas R$ 42 milhões em 2022 para R$ 123 milhões em 2023.

“Essa é a melhor política, a política do cuidado, e é isso que nós vemos aqui, e é isso que o presidente Lula sempre nos coloca e nos lidera em todos os ministérios, em todo governo”, frisou.

Outros anúncios

Horas antes do evento em Belford Roxo, Lula esteve em Magé, também na Baixada Fluminense, para participar da entrega simultânea de 1.328 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) distribuídas entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e São Paulo. Na ocasião, reafirmou a prioridade do governo de “cuidar do povo mais humilde”.

Na quarta-feira (7), ainda no Rio, os compromissos de Lula incluem o lançamento da pedra fundamental do campus do IFRJ no Complexo do Alemão, comunidade da capital fluminense.

Da Redação, com Site do Planalto