Lula critica desmonte da Petrobras e ressalta que estatal é do povo

O ex-presidente esteve presente em ato contra o desmonte da Petrobras em Niterói (RJ). Ele saiu em defesa das investigações, mas sem prejudicar inocentes

Ricardo Stuckert

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na manhã desta quinta-feira (25), de um ato contra o desmonte da Petrobras promovido pela Federação Única dos Petroleiros, a CUT-RJ e a Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM-CUT).

Em seu discurso, Lula comentou as investigações da Lava Jato e recomendou:  “Vocês têm que dizer em alto e bom som: ninguém aqui tem nada contra investigação de roubo na Petrobras. O que não pode é prejudicar inocentes”.

E completou que “o Brasil tem que pensar com carinho na Petrobras. Mas a Petrobras tem que pensar com carinho no Brasil e não ficar comprando de fora”. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, também esteve no ato.

Lula também lembrou o seu empenho em fortalecer o setor naval e de petróleo durante a sua gestão. “Em 89 eu fui no estaleiro em Angra dos Reis, vi aquele estaleiro fechado e os trabalhadores vendendo cerveja no isopor. E decidi ali que, se um dia eu fosse presidente, ia recuperar a indústria naval do Brasil”, disse.

O ex-presidente explicou que a primeira coisa que fez quando assumiu a Presidência foi “brigar com a diretoria da Petrobras”. “Nós começamos a colocar nomes de personalidades brasileiras nos navios. E o primeiro foi o Almirante Negro João Cândido”, relembrou.

Segundo Lula, as indústrias do petróleo e metalúrgica estão sofrendo com a crise econômica que “não nasceu aqui dentro, nasceu no coração do capital financeiro em 2007”.

“O setor metalúrgico foi o que mais sofreu com a crise no setor de óleo e gás. O setor de serviços de óleo e gás no Brasil chegou a ter 1 milhão de trabalhadores em 2012, hoje tem 500 mil. Entre janeiro de 2015 e abril de 2016 foram fechados mais de 300 mil postos de trabalho segundo a FUP”, afirmou Lula.

Lula também comentou a Lei da Partilha do Pré-Sal, que garante que recursos vindos da exploração do petróleo sejam direcionados à saúde e à educação.

“Antigamente o petróleo era da empresa que perfurava. Agora não. O óleo de baixo é nosso, o de cima também é nosso. Nós dissemos: o petróleo é do povo brasileiro. E o dinheiro vai ser investido na educação do povo brasileiro”, finaliza.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Instituo Lula

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast