Lula defende valorização da imprensa regional e a democratização da publicidade do governo

Ex-presidente discursou durante Congresso dos Diários do Interior do País, em Brasília

Foto: Cadu Gomes (AgPT)

Foto: Cadu Gomes (AgPT)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, na terça-feira (13), durante palestra para dirigentes de jornais regionais, a democratização da publicidade oficial e a valorização da imprensa regional. Segundo Lula, os diários do interior possuem grande importância na divulgação do trabalho feito pelo governo, o que muitas vezes não é feito pelos veículos de comunicação nacionais. “A imprensa cumpre o importante papel de traduzir essa nova realidade para a população”, afirmou Lula, referindo-se ao processo de desenvolvimento do país.

“E isso não se faz sem uma imprensa regional fortalecida, voltada para aquela grande parcela do país que não aparece nas redes de TV”, acrescentou o ex-presidente. Ele ressaltou que hoje o Brasil tornou-se um competidor global, o que incomoda muita gente e contraria interesses poderosos.

Para Lula, todo governo democrático tem a obrigação de prestar contas de seus atos à sociedade, além de ter obrigação de divulgar os serviços públicos à disposição da população. “A publicidade oficial é o instrumento dessa divulgação, que se faz em parceria com os veículos de imprensa, desde a maior rede nacional até os jornais do interior profundo do país”, explicou Lula, durante o 2º Congresso dos Diários do Interior do Brasil, que se encerra nesta quarta-feira (14),  em Brasília.

O ex-presidente explicou que nos últimos 11 anos, a imprensa regional acompanhou as transformações que ocorreram no País, além dos benefícios alcançados pela população. “Sabem exatamente como essa mudança chegou às cidades médias e aos mais distantes municípios”, observou.

“O Brasil antigo, até 2002, era um país governado para apenas um terço dos brasileiros, que viviam principalmente nas capitais. A grande maioria da população estava condenada a ficar com as migalhas, excluída do processo econômico e dos serviços públicos, sofrendo com o desemprego, a pobreza e a fome”, completou.

Na palestra, o ex-presidente criticou pessoas que reproduzem informações distantes da realidade, como aconteceu recentemente com um veículo de comunicação inglês. “Basta ver o que anda publicando sobre o Brasil a imprensa econômica e financeira do Reino Unido. O país deles tem uma dívida de mais de 90% do PIB, com índice recorde de desemprego, mas eles escrevem que o Brasil, com uma dívida líquida de 33%, é uma economia frágil”, criticou o ex-presidente.

Lula observou que o aprimoramento da democracia significa também garantir ao cidadão o direito à informação correta e ao conhecimento da diversidade de ideias, numa sociedade plural. “Esse tema passa pela construção do marco regulatório da comunicação eletrônica, conforme previsto na Constituição de 1988, explicou o ex-presidente. Na palestra, ele falou sobre os vários programas de distribuição de renda, geração de empregos e desenvolvimento do Brasil, muitos deles ignorados por alguns veículos de comunicação, mas valorizados pelas mídias regionais.

O ex-presidente contou uma experiência com a imprensa regional quando estava na Presidência. “Quando o Luz Pra Todos chega numa localidade rural ou numa periferia pobre, está melhorando a vida daquelas pessoas e gerando empregos. Isso é uma notícia importante para os jornais da região”, disse Lula.

“Os grandes jornais nunca deram valor ao Luz Pra Todos, mas quando o programa superou todas as expectativas e alcançou 15 milhões de brasileiros, um desse jornais deu na primeira página: “1 milhão de brasileiros ainda vivem sem luz”, acrescenta.

Por Edson Luiz, da Agência PT de Notícias

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