Lula em Bogotá: Cúpula da Amazônia traça rota para COP30 e futuro verde
Nesta sexta (22), líderes dos países amazônicos se reúnem na Cúpula da OTCA para consolidar compromissos ambientais e apresentar novas estratégias de proteção e financiamento do bioma
Publicado em
O principal objetivo da Cúpula é consolidar os avanços da Declaração de Belém, de 2023, renovando compromissos com a agenda amazônica e, fundamentalmente, definir ações estratégicas concretas com vistas à COP30, a Conferência do Clima que será realizada em Belém (PA) em novembro. Os países buscam fortalecer a cooperação regional como pilar para proteger a floresta, garantir o bem-estar de seus povos e projetar a região de forma proativa na pauta global de sustentabilidade.
“Será uma declaração com ênfase no tema da mudança do clima, mas ela também pretende fazer um balanço de todas as ações que foram implementadas desde a cúpula de Belém, em 2023”, explicou o embaixador João Marcelo Queiroz, diretor do Departamento de América do Sul do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em coletiva de imprensa para dar detalhes sobre a cúpula.
Leia mais – Efeito Lula: país registra queda expressiva no desmatamento e incêndios florestais
A agenda inclui um Encontro Regional Amazônico com a participação de representantes da sociedade civil, povos indígenas, comunidades tradicionais e academia, seguindo o modelo dos “Diálogos Amazônicos”. A seguir, as autoridades dos oito países terão uma reunião privada, que culminará na assinatura da Declaração de Bogotá. Este documento visa registrar consensos regionais em temas como mudança do clima e apresentar um balanço das ações implementadas, além de consolidar os compromissos para a COP30.
