Lula em Guarulhos: Bolsonaro finge fazer agora o que deveria ter feito antes

“Bolsonaro está tentando, durante o processo eleitoral, enganar o povo brasileiro. Mas o povo já percebeu”, disse Lula na cidade paulista

Ricardo Stuckert

Lula junto à população de Guarulhos: "Estamos aqui para consertar o país e fazer vocês ficarem felizes outra vez" (Foto: Ricardo Stuckert)

Ao visitar a cidade de Garulhos (SP) com os candidatos a governador Fernando Haddad e a vice-presidente Geraldo Alckimin, Lula alertou que Jair Bolsonaro tem tentado enganar a população perto das eleições, fingindo que se preocupa com a situação do povo.

Mas a verdade é que os benefícios não vão durar depois das eleições, como no caso do auxílio emergencial. E pior: Bolsonaro continua retirando dinheiro de áreas importantes, como a merenda escolar e as universidades.

“De um lado, ele corta, de outro, fala que vai recolocar. Ele acaba de tirar dinheiro da educação e fala que não é corte. Mas é corte mesmo. Ele tira dinheiro da merenda escolar, ele não aumenta o salário mínimo e, agora, fica prometendo fazer coisas”, disse Lula a jornalistas.

LEIA MAIS: Santo do pau oco: Bolsonaro desvia verbas para comprar votos com “bondades”

O ex-presidente observou ainda que Bolsonaro tem pressionado a Petrobras para que o preço dos combustíveis não subam até o dia 30, quando ocorre o segundo turno das eleições.

“Ou seja, ele está utilizando a eleição para fazer tudo aquilo que ele deveria ter feito antes. O preço da gasolina, do diesel não precisava ter chegado aonde chegou. Chegou porque a gente não tem governo, porque não tiveram responsabilidade”, afirmou Lula.

E completou: “Agora, como ele sabe que, no meu tempo de presidente, o barril do petróleo chegou a US$ 147, e a gasolina era R$ 2,60; como ele sabe que no meu governo a gente não aumentou o gás de cozinha, ele agora está tentando, durante o processo eleitoral, enganar o povo brasileiro. Mas o povo já percebeu. E eu tenho dito para o povo: se ele oferecer mais dinheiro, pegue. Pegue e, depois, dê uma banana para ele”.

Trabalhadores e aposentados sem reajuste

Logo depois, ao descer uma avenida comercial da cidade, Lula continuou a comparar os dois governos. “Vocês se lembram que, no tempo em que governávamos este país, chegamos a ser a sexta economia do mundo. Vocês tinham mais empregos e mais aumento de salário, porque 90% das categorias conseguiam acordo acima da inflação. Todo ano, a gente aumentava o salário mínimo, o aposentado tinha reajuste”, listou.

“E, agora, faz quatro anos que não aumenta o salário mínimo, que não se dá reajuste aos aposentados e não se reajusta nem a merenda escolar. Agora que está chegando perto das eleições, depois de achacar o povo o ano inteiro, com o aumento do gás de cozinha, da energia elétrica e do combustível, o presidente, para tentar ganhar a confiança do povo, está tentando baixar o preço”, continuou.

Lula afirmou que o povo precisa de energia elétrica barata e que o gás tem que fazer parte da cesta básica. “E  nossos companheiros que têm carro, que dirigem caminhão não podem pagar pedágio nem combustível a preço de ouro. Por isso, meus queridos companheiros e companheiras, nós estamos aqui, eu e o Alckmin, para voltar e consertar o país e fazer vocês ficarem felizes outra vez.”

Por fim, ressaltou aos comerciantes, que quer colocar a economia para rodar e aumentar as vendas das lojas. “Nós temos consciência do que era o comércio quando a gente dirigia o país. As lojas vendiam mais, as pessoas compravam mais, as fábricas produziam mais, geravam-se mais empregos, mais emprego gerava salário, mais salário gerava consumo, mais consumo gerava mais comércio, mais emprego e mais salário. E assim criamos 22 milhões de empregos com carteira de trabalho assinada neste país.”

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast