Lula enviará ajuda humanitária para a Turquia e o Chile

Recursos aprovados na quarta (8) somam R$ 13,5 milhões. Operações para conter incêndios no Chile e de apoio às vítimas do terremoto na Turquia devem se estender por duas semanas

Governo Lula: ajuda humanitária para o Chile e a Turquia (Foto: Site do PT)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou ajuda humanitária brasileira para o Chile e a Turquia em razão dos incêndios florestais no país vizinho e  do terremoto que devastou a nação transcontinental. O apoio brasileiro, aprovado nesta quarta-feira (8), soma R$ 13,5 milhões. A operação em campo deve se estender por duas semanas.

O governo brasileiro autorizou o envio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para o Chile, totalmente equipada para combater incêndios, além de aeronaves-cisternas, veículos, equipamentos e materiais. O apoio irá reforçar a ação de 60 brigadistas cedidos pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Outros seis especialistas em Comando e Controle e em comportamento do fogo devem reforçar a equipe de ajuda humanitária no país.

LEIA MAIS: 31 ações que marcaram o primeiro mês do novo governo Lula

No caso da Turquia, impactada por terremotos, a apoio brasileiro será integrado por uma equipe de busca e resgate urbano, composta por até 22 especialistas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O grupo ainda contará com o suporte de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O efetivo seguirá para Ancara, capital turca, a bordo de uma aeronave cargueira KC-390, também da FAB.

LEIA MAIS: STF determina investigação contra gestão Bolsonaro por genocídio yanomami

Segundo a Secretaria de Comunicação Social do governo, quase 300 incêndios florestais já afetam a zona centro-sul do Chile. Há registro de 26 mortes, 3 mil desabrigados e mais de 1.100 residências destruídas. Na Turquia, o terremoto de magnitude 7,8 já é considerado um dos mais devastadores dos últimos 20 anos no mundo.

Do site da Presidência da República, com Redação do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast