Lula está empolgado com a virada e pede força total na reta final

Relato foi feito pela presidenta Gleisi Hoffmann após visitá-lo em Curitiba acompanhada de Rui Falcão, deputado eleito e ex-presidente do PT

Juca Varella

Gleisi Hoffman e Rui Falcão após visita a Lula, nesta quinta (25)

O ex-presidente Lula está animado com os resultados das pesquisas eleitorais e aposta numa virada que leve Fernando Haddad à Presidência da República. O relato foi feito pela presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, após visitar Lula na Polícia Federal em Curitiba, juntamente com Rui Falcão.

Segundo Gleisi, o trabalho da militância petista para conquistar votos e defender a democracia está empolgando Lula. “Ele elogiou muito o PT pela campanha que está fazendo, apesar de toda indústria de mentiras, com dinheiro de caixa dois. Ele disse que está orgulhoso porque os militantes estão enfrentando à altura isso tudo que está acontecendo”, disse.

Lula afirmou a Gleisi que espera que a militância continue de cabeça erguida, falando com o povo para conquistar votos e defendendo a democracia. “Sabemos do lado que estamos e de nossa responsabilidade histórica. Lula pediu para dizer a militância que tem muito orgulho de ser petista”, afirmou.

O PT continua do lado do povo trabalhador, como sempre esteve, disse Gleisi. “Se não estivéssemos, não teríamos chegado ao segundo turno da eleição presidencial. Erros e acertos todos cometem. O PT cumpre papel fundamental na defesa dos direitos dos trabalhadores”, observou.

A ligação com o povo é tamanha que resiste à ação orquestrada para desacreditar o partido, apontou Gleisi. “O que a gente vê é uma campanha para tentar desconstruir o PT, que é maior partido que esse País tem, com raízes populares e ligações com os movimentos sociais e populares”, disse.

Gleisi cobrou do Tribunal Superior Eleitoral  (TSE) uma decisão sobre as denúncias do PT contra a campanha adversária na disputa presidencial, apontando fraude eleitoral com caixa dois financiando a disseminação de notícias falsas nas redes sociais, especialmente o Whatsapp. “Esperamos que haja um retorno sobre isso. Seria essencial para a democracia”, afirmou.

A presidenta do PT lamentou que o TSE não tenha concedido medidas cautelares pedidas pelo partido para cessar a torrente de mentiras pagas ilegalmente. “Cometeram crimes graves contra a ordem democrática, induzindo a população a um voto falando que os outros são o que não são, fraudando a vontade popular”, disse.

Rui Falcão reafirmou a satisfação de Lula com a militância do PT nessas eleições. “Chegamos ao segundo turno apesar da campanha odiosa contra nós. Estamos disputando os governos do Rio Grande do Norte e do Sergipe, com aliança. Elegemos a maior bancada de deputados federais. É uma proeza para um partido que queriam liquidar e diziam que estava acabado”, afirmou.

Por Luis Lomba, da Agência PT de Notícias