Lula recebe vice-presidenta eleita da Colômbia, Francia Márquez

Ricardo Stuckert

Lula e a vice-presidenta da Colômbia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou na tarde de hoje, 26, com a vice-presidenta eleita da Colômbia, Francia Márquez, e com o senador Alexander López, presidente do Pólo Democrático Alernativo (PDA), partido do país vizinho. Lula estava acompanhado da esposa Janja, do presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante, da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e do ex-ministro Celso Amorim,

Com o presidente Gustavo Petro, Francia integra o primeiro governo progressista da Colômbia, eleito em junho e com posse marcada para a primeira semana de agosto. A vice-presidenta veio ao Brasil para uma série de compromissos, não oficiais, entre os quais conhecer os programas de inclusão social implementados pelos governos petistas.

Com Lula, Frância conversou sobre a conjuntura latino-americana e mundial, as eleições nos dois países e as perspectivas do governo dela e de Petro.

Antes do encontro com Lula, na sede da Fundação Perseu Abramo, em São Paulo, a vice-presidenta se encontrou com as ex-ministras Nilma Lino Gomes (Igualdade Racial), Eleonora Menicucci (Secretaria de Política para Mulheres) e Tereza Capello (de Desenvolvimento Social), em reunião coordenada por Aloísio Mercadante.

Feminista e ativista da causa antirracista, Francia Márquez demonstrou especial interesse nas políticas afirmativas, nos programas de transferência de renda, de combate à violência contra a criança e de proteção à mulher, como a Lei Maria da Penha.

O presidente da Fundação Perseu Abramo colocou a expertise da FPA à disposição do país vizinho para intercâmbio e compartilhamento de informações e estratégias relacionadas às políticas inclusivas.

Francia também se encontrou com representantes do movimento negro no Brasil. Estavam presentes entidades como Coalizão Negra, Instituto Ynaô, Coletivo de Entidades Negras, Secretraria Nacional de Combate ao Racismo, da CUT, União de Negros e Negras pela Igualdade e outros.

Do site lula.com.br