Lula retoma o programa Brasil Sorridente e garante saúde bucal ao povo brasileiro

Durante evento, o presidente da República também sancionou a Política Nacional de Saúde Bucal que torna o atendimento obrigatório e um direito de todos os brasileiros e brasileiras

Ricardo Stuckert

Lula retoma o programa Brasil Sorridente e garante saúde bucal ao povo brasileiro. Foto: Ricardo Stuckert

Após seis anos de sucateamento e retrocessos promovidos pelo governo de Bolsonaro nos últimos anos, o presidente Lula recriou o programa Brasil Sorridente nesta segunda-feira, 8, que já beneficiou mais de 110 milhões de brasileiros e brasileiras por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

No evento da retomada do programa social, Lula também sancionou o Projeto de Lei 8.131/2017 de autoria do senador Humberto Costa (PT/PE) e do deputado federal Jorge Solla (PT-BA), que institui a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e torna obrigatório o atendimento bucal para o povo brasileiro.

Ouça o discurso, na íntegra, do presidente Lula

“Quero que esse programa garanta que tenhamos dentistas para ir nas salas de aula de todas as crianças de uma escola, e educar essa criança a partir da escola para que daqui a 20 ou 30 anos termos uma sociedade em que a pessoa possa comer carne, castanha, possa sorrir e possa até arrumar um namorado ou namorada. Tudo isso pra mim é investimento, não me fale em gasto. Tratar a saúde do povo é investimento porque um cidadão com saúde é muito mais produtivo e muito mais útil do que um cidadão doente, sem força e sem qualidade de vida para prestar os serviços que gostaria de prestar”.

O senador Humberto Costa destacou a ampliação da assistência na atenção primária, o aumento dos atendimentos em 543% durante os governos do PT e o emprego de 30% dos dentistas do Brasil no programa.

Ouça abaixo o discurso de Humberto Costa na íntegra:

A coordenadora do Setorial Nacional de Saúde do PT, Eliane Cruz, comemora o retorno do Brasil Sorridente e a defesa da política de saúde bucal do país:

“O Brasil voltou a respirar e agora voltou a sorrir com o retorno do Programa Brasil Sorridente. Parabéns às trabalhadoras e trabalhadores de saúde bucal. Parabéns ao nosso Presidente Lula e nossa ministra Nísia Trindade, e ao nosso Senador Humberto Costa e deputado federal Jorge Solla, que mantiveram a defesa da política nacional de saúde bucal como pauta permanente do congresso”.

https://twitter.com/depjorgesolla/status/1655628239547641858

Iniciativa pioneira

O Brasil Sorridente foi criado no primeiro mandato de Lula com o ministro Humberto Costa, em 2004, quando o Brasil se destacou com a iniciativa pioneira em saúde bucal pública.

Na época, também foram criados os Centros de Especialidades Odontológicas, que aumentaram de 100, em 2004, para 1.034, no último ano de governo.

Com o Brasil Sorridente, mais de 750 mil indígenas de todo país foram beneficiados com a entrega de kits para higiene bucal.

Nos 13 anos de governo do PT, o número de equipes do programa cresceu de 4.261 para 24.467, implantadas em 5.014 municípios (90% do total), com cobertura de 37% da população, ou seja, mais que o dobro do atendido anteriormente.

Até 2015 o aumento nos atendimentos foi vertiginoso, com aumento no número de equipes trabalhando de 543% desde 2003. O SUS empregou 30% dos dentistas do país, com mais 64 mil profissionais atuando na rede pública.

Ao final de 2012, o povo brasileiro contava com 22.139 equipes de saúde bucal operando em 4.907 municípios. Neste ano, foi registrado a doação de 2.596 equipamentos odontológicos para apoio à implantação de novas equipes. A atuação governamental em saúde bucal foi expandida, em 2012, com a intensificação da implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Entre 2004 e 2012 foram implantados 943 CEO em 771 municípios brasileiros. No ano de 2012, também foi atingido o número de 1397 Laboratórios de Prótese Dentária em funcionamento, distribuídos em 1.351.

Em 2002, este número era de 40.205, o que significou um aumento de 49%. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – SB Brasil 2010, demonstrou queda de 26% na incidência de cárie na faixa etária de 12 anos entre 2003 e 2010, fazendo com que o Brasil passasse a fazer parte do grupo de países com baixa prevalência de cárie dentária, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Assista a cerimônia completa de relançamento do Brasil Sorridente:

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast