Márcia Conrado: prioridade de Lula é governar junto com prefeitos

Ao Jornal PT Brasil, prefeita de Serra Talhada (PE) detalha importância da união entre gestores do governo federal com estados e municípios e comemora criação de um conselho com a participação de prefeitos

Reprodução

Márcia Conrado: “O direcionamento de Lula é governar junto com os prefeitos. Agora sim, é menos Brasília e mais Brasil”

É a primeira vez que Márcia Conrado, vice-presidenta do semiárido brasileiro da Frente Nacional dos Prefeitos, é prefeita em Serra Talhada, município de Pernambuco. E é a primeira vez, segundo a gestora, que o Brasil retoma um pacto federativo com a participação de prefeitos em um conselho.

Nesta quarta-feira, 15, em entrevista ao Jornal PT Brasil, Márcia falou sobre a troca de experiência na 84ª reunião da Frente Nacional de Prefeitos, que aconteceu nesta semana em Brasília.

Durante a entrevista, ela destacou que foram dois dias intensos de troca de experiências e de planejamento para o futuro das ações que serão enfrentadas nos municípios brasileiros.

Márcia Conrado, que também é presidenta da Associação Municipalista de Pernambuco, ressaltou o compromisso do governo Lula em dialogar com os prefeitos e elogiou a quantidade de ministros presentes no encontro.

“O direcionamento de Lula é governar junto com os prefeitos. Agora sim, é menos Brasília e mais Brasil”.

A prefeita enfatizou que os desafios dos municípios são grandes e que será preciso união para que a população do país volte a sorrir e para que possam praticar políticas públicas de boa qualidade.

“Pela primeira vez, quando se fala em pacto federativo, vai ser criar um conselho com a presença de prefeitos. Nunca na história se discutiu um pacto federativo com a presença de prefeitos na mesa”.

Mãos à Obra

Ao jornal PT Brasil, Márcia Conrado comentou ainda sobre a plataforma Mãos à Obra, lançado pelo governo Lula durante uma reunião online com prefeitos e representantes de municípios.

A ferramenta vai auxiliar o governo federal a mapear e identificar as prioridades na retomada de 14 mil obras atualmente paralisadas em todos os estados.

A plataforma de monitoramento permitirá que as prefeituras possam atualizar em um banco de dados os empreendimentos que estão paralisados ou inacabados em suas regiões e que são considerados prioritários para ter as obras retomadas de acordo com a avaliação dos gestores locais.

O Conselho do Pacto Federativo será formado pelos presidentes da República, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, do Supremo Tribunal Federal, do Tribunal de Contas da União e representantes de estados e municípios de todas as regiões que deverão se reunir a cada três meses.

Leia também: Lula reafirma compromisso de governar dialogando com prefeitos

Assista a íntegra do jornal PT Brasil desta quarta-feira, 15:

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast