Maria do Rosário reforça experiência de mãe e professora para cuidar de Porto Alegre

No final de semana, candidata participou de caminhada, visitou bairros, dialogou com eleitores e reforçou o compromisso de refazer o trabalho de assistência social e implementar um sistema de proteção eficaz contra enchentes

Divulgação

No final de semana, Maria do Rosário participou de agendas pelas ruas de Porto Alegre, onde distribuiu panfletos com suas propostas para a capital gaúcha

A deputada federal Maria do Rosário (PT), que concorre à prefeitura de Porto Alegre (RS) em uma aliança com o Psol, juntamente com a candidata a vice-prefeita, Tamyres Filgueira (Psol), participou de caminhada nos bairros da capital gaúcha, distribuiu as propostas da sua candidatura e dialogou com as pessoas, aproveitando o domingo (25) gelado para interagir com a população e fortalecer a campanha da chapa Unidade por Porto Alegre. A presença das duas mulheres na chapa reflete a renovação política na capital gaúcha.

Com a militância dos partidos da coligação (PT, PSOL, PCdoB, PV, REDE e Avante), que compõem a chapa, das deputadas estaduais Luciana Genro (Psol) e Sofia Cavedon (PT), de vereadores e candidatos à Câmara de Vereadores, e a candidatada a vice-prefeita, Tamyres Filgueira, Maria do Rosário visitou os quiosques da Orla do Guaíba e dialogou com grupos de pessoas que visitavam o local.

Leia mais: Em vídeo, Lula pede votos em candidatos comprometidos com a reconstrução do país

O grupo seguiu para área ao lado do Parque Harmonia. Em discurso, a candidata destacou a falta de compromisso da atual gestão com o meio ambiente, as mudanças climáticas e a inadequada manutenção do sistema anti-cheias como fatores que contribuíram para a gravidade da enchente de maio em Porto Alegre.

Maria do Rosário enfatizou a importância de um programa de desenvolvimento que respeite a natureza, ressaltando que uma das prioridades do seu plano de governo é a implementação de um sistema de proteção eficaz contra enchentes, a criação de mais áreas verdes, o plantio de árvores e a recuperação da capacidade da gestão em suas funções públicas. “Vamos plantar árvores e não derrubar, como a atual gestão”, afirmou, reforçando seu compromisso para transformar Porto Alegre em uma cidade sustentável.

Conheça as novidades da Casa 13 para as eleições municipais clicando aqui.

Ainda na manhã de domingo, Maria do Rosário visitou a tradicional feira modelo da Santa Rosa e seguiu para almoço da festa da padroeira Santa Rosa de Lima no bairro Rubem Berta, onde foi recebida por amigos e lideranças locais da comunidade. A candidata ressaltou que a agenda foi um momento para renovar a energia, a fé, e para seguir em frente na caminhada de reconstrução de Porto Alegre,

No sábado (24), Rosário visitou comunidades da Vila AJ. Renner, Bom Jesus e Vila Mapa, conversou com a população e ouviu as demandas das diferentes regiões da cidade. A candidata participou ainda de agendas com as candidaturas proporcionais da frente de esquerda Unidade por Porto Alegre e destacou seu compromisso com a saúde, a educação, o transporte, e serviços essenciais que precisam melhorar na capital gaúcha.

Leia maisEleições 2024: Time do Lula entra na disputa para mudar as cidades do Brasil

Em programa de TV, Maria do Rosário afirmou que vai refazer o trabalho de assistência social de Porto Alegre

Em participação no programa Balanço Geral da Record nesta segunda-feira (26), Maria do Rosário destacou que “quer cuidar, proteger a cidade e refazer o trabalho de assistência social de Porto Alegre”. A candidata lamentou a morte de 11 pessoas em abril desse ano, em um incêndio que consumiu as dependências da unidade da rede de pousadas Garoa no centro de Porto Alegre.

“Os técnicos da Fundação de Assistência Social de Porto Alegre (Fasc) indicaram que a pousada Garoa não tinha condições de atender pessoas. Mas a prefeitura não ouviu, e um prefeito precisa ouvir, e eu vou ouvir as pessoas, com minha consciência, com minha competência, com minha experiência de ministra, e de deputada federal. Mas o meu olhar de mãe e de professora eu vou colocar também à disposição. Eu quero cuidar de gente e proteger a cidade,” afirmou a candidata.

Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.

Maria do Rosário exerceu o cargo de ministra de Direitos Humanos no governo da presidenta Dilma Rousseff, e teve uma atuação significativa na promoção e afirmação de direitos para diversos grupos sociais. Como ministra, trabalhou intensamente em temas como memória e verdade, buscando reconhecer e reparar injustiças históricas; direitos das pessoas com deficiência, promovendo inclusão e acessibilidade; diversidade religiosa, defendendo a liberdade de crença e o respeito às diferentes religiões; pessoas com deficiência; idosos; população lgbtqia+; crianças e adolescentes, entre outros temas.

Sua gestão foi marcada pelo compromisso com a ampliação dos direitos humanos e a busca por uma sociedade mais justa e inclusiva. É essa experiência adquirida durante sua gestão como ministra de Direitos Humanos, como parlamentar e militante política atuante na defesa dos direitos humanos e na afirmação de direitos para todas as pessoas, que Maria do Rosário quer levar para sua gestão como prefeita em Porto Alegre.

Agenda da semana

Nesta terça-feira (27), Maria do Rosário estará em Brasília cumprindo agendas parlamentares na Câmara dos Deputados. Na quarta-feira (28), ela participará de outras agendas na capital federal, e retorna para Porto Alegre. Na quinta-feira (29), a candidata participará de gravações de programa de rádio, de reunião com empreendedores do bairro Rio Branco e reunião com advogados.