Mensagem de Lula em homenagem aos advogados José Gerardo e Sigmaringa

“Nessa luta muitas vezes desigual, contra as barreiras do ódio, da intolerância e do poder desmedido, doutor Grossi e Sigmaringa continuam presentes entre nós”

Cristiano Zanin lê carta de Lula

Senhoras e senhores deputados,
Querida Marina, querida Adelaide,
Amigos e amigas,

É acima de tudo justa esta homenagem aos advogados José Gerardo Grossi e Luiz Carlos Sigmaringa Seixas. Justiça foi o que sempre buscaram ao longo da vida, que também os uniu no sentimento da amizade e da solidariedade.

Nós, que tivemos o privilégio de conviver com eles, sabemos o quanto se dedicaram ao exercício da profissão que amavam. No ofício da advocacia, Doutor Grossi e o companheiro Sig nos ensinaram que a defesa do que é direito é essencial à democracia.

A generosidade e a coragem andavam juntas com esses dois amigos que nos deixaram. Desde a juventude lutaram pela liberdade, para si e para o povo brasileiro. Enfrentaram o arbítrio, a perseguição, a injustiça, mantendo sempre a esperança e a alegria de viver, por mais difícil que fosse a realidade.

Doutor Grossi e Sigmaringa nos deixaram num momento especialmente duro para a democracia e para o país. Num momento em que lutar por princípios universais como o direito de defesa, a garantia do contraditório e do devido processo legal, significa defender o espírito democrático da Constituição, contra poderosos interesses que tentam reescrevê-la.

Nessa luta muitas vezes desigual, contra as barreiras do ódio, da intolerância e do poder desmedido, doutor Grossi e Sigmaringa continuam presentes entre nós. E estarão presentes toda vez que alguém se levantar contra a injustiça e a opressão, toda vez que alguém defender a liberdade e o direito.

Curitiba, 1o. de outubro de 2019

Luiz Inácio Lula da Silva