Mídia internacional repercute decisão de Moro
A repercussão na mídia internacional após a decisão arbitrária do Juiz Sergio Moro em determinar prisão ao ex-presidente Lula
Publicado em
Após 22 minutos que o TRF-4 encaminhou o ofício que autorizava Sergio Moro a decretar prisão de Lula, o mandato de prisão já estava pronto e noticiado nas mídias golpistas brasileiras. A repercussão internacional não foi tão positiva quanto na mídia nacional.
Confira abaixo os destaques:
The New York Times
“A Constituição do Brasil diz que: ninguém será considerado culpado até que todos os recursos da condenação criminal tenham sido esgotados”.Além de destacar o fato do processo ser inconstitucional, o maior jornal norte americano a decisão de prender Lula é “explosiva.”
Washington Post
O Washington Post destaca na manchete: “Condenação à prisão de Lula reformula cenário político no Brasil antes de eleições presidenciais.”
O Post, um dos primeiros a divulgar a notícia, chama a iniciativa de Moro de apressar o mandado de prisão do ex-presidente de “atitude surpreendente que deve estimular amplos protestos em um país já balançado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) mais cedo”. O jornal lembra que se credita a Lula o fato de “ter retirado 20 milhões da pobreza durante seus oito anos como presidente.”
A revista Forbes diz que o Brasil é “a terra dos recursos judiciais” e ressalta que com prisão, a chance do ex-presidente disputar um terceiro mandato agora se reduz a zero.
No Reino Unido, a agência Reuters saiu na frente na veiculação da notícia, ao publicar matéria afirmando que o juiz ordenou que Lula seja preso até as 17h desta sexta-feira (6).
Da mesma forma, o Le Monde, da França, abriu espaço na capa para a notícia, onde destaca que Lula, “condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção”, é “ícone da esquerda brasileira”. O Le Monde ressalta, ainda, que Lula é “o personagem político mais popular do Brasil” e acrescenta que nunca o país ficou tão dividido em relação a um político.
Na Inglaterra, o Financial Times incluiu, na matéria sobre o mandado de prisão, trechos traduzidos da ordem judicial expedida por Sergio Moro. Enquanto o The Guardian destacou o motivo da prisão de Lula em reportagem com destaque na capa, na qual afirma que o mandado de prisão marcou o que chama de “virada extraordinária de eventos para o político mais popular do Brasil.”
Na Espanha, o El País criou um link de urgência no alto de sua página para texto cujo título é “Juiz ordena a imediata entrada na prisão do presidente brasileiro Lula da Silva.”
A notícia ganhou, ainda, a primeira página do La Nacion, na Argentina, o Russian Today, na Rússia, e o Corriere Della Sera, na Itália.
Da Redação da agencia PT de noticias com informações da Rede Brasil Atual