Militantes vão a Curitiba passar a virada do ano com Lula

Financiamento coletivo bate meta em menos de 12 dias e garante um ônibus de São Paulo para Curitiba. A campanha continua para atender a fila de espera

Joka Madruga

Mulheres cutistas na Vigília Lula Livre, em Curitiba (PR)

Na virada do ano de 2018 para 2019 o ex-presidente Lula não estará sozinho. Pelo contrário, um grupo de 50 mulheres sairá de São Paulo para Curitiba prestar solidariedade ao ex-presidente nesse dia. A iniciativa do “Ano Novo com Lula” foi organizada por meio de um financiamento coletivo pela internet que arrecadou a meta de R$ 5 mil em apenas 12 dias.

A programação para a virada do ano ainda está em construção, mas deve contar com uma bacalhoada, batuques de tambor e lata, gritos de ordem, músicas, gratidão e muito amor. Outras iniciativas similares também são organizadas no Rio de Janeiro e na Bahia.

Mesmo bem sucedida, a campanha de arrecadação irá continuar por mais 30 dias, para atender a fila de espera que se formou. O objetivo é fretar um segundo ônibus e levar ainda mais militantes para passar o Ano Novo pertinho de Lula, mantido preso político há sete meses na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

Iniciativa do grupo Mulheres na Resistência, o projeto de levar apoio a Lula na virada de ano tem apoio da Secretaria Nacional de Mulheres juntamente com a Secretaria Municipal de Mulheres do PT-SP.

“É muito importante continuar doando para conseguirmos atender a demanda da fila que se formou para ir a Curitiba no final do ano. A gente já conseguiu garantir o primeiro ônibus e o segundo ônibus já está quase garantido. Vamos encher a Vigília Lula Livre de amor”, comemora uma das organizadoras da vaquinha virtual, a secretária de Mulheres do PT-SP, Bete Beraldo.

Emocionada pelo alcance da campanha, Bete disse que a iniciativa já rendeu inúmeros contatos de militantes em todo país e até mesmo de outros países, não apenas de São Paulo. “Esse é um fato que demonstra que o amor é muito maior do que o ódio”.

“Iremos até Curitiba lutar por Lula Livre, em nome do amor e da gratidão que o povo tem por ele. Se Lula estivesse livre, como deveria ser, ele estaria na presidência do país, planejando como melhorar a vida do povo. Esse ato é o mínimo que podemos retribuir a ele”.

A secretária de Mulheres do PT de São Paulo, Bete Silvério, explicou que a ideia era ir só mulheres, mas a procura foi tanta que agora precisa arrecadar mais para atender os homens e as famílias que não querem perder a oportunidade de estar perto do Lula.

“É muito bom saber que uma ação de amigos ganhou uma forma tão maior do que esperávamos. Além da fila de espera em São Paulo que queremos atender, já tem ônibus de outras iniciativas, da Bahia e do Rio de Janeiro, que também vão para a Vigília”, contou a petista.

As pessoas que irão passar a virada do ano ao lado do ex-presidente vão sair de São Paulo no dia 29 de dezembro, às 23h, e retornarão no dia 1º.

Amor e solidariedade se multiplicaram

Bete Beraldo contou que recebeu inúmeros telefonemas e mensagens de amor de pessoas que estarão na caravana e também das que não vão poder ir para a virada, mas doaram alimentos para a ceia do Ano Novo. “O bacalhau já está garantido, recebemos 10 kg de uma só pessoa”, afirmou Bete.

Outra iniciativa que emocionou a organizadora da vaquinha foi o depoimento que recebeu de uma baiana que mora na Itália. “Fiquei emocionada. Ela disse que nunca vai esquecer o que Lula fez para ela e a família, acabando com a fome e colocando os filhos e sobrinhos nas universidades públicas do país. Lula mudou a vida de muitos brasileiros e de inúmeras brasileiras e é isso o que nos dá esta força para continuar na luta e continuar nos organizando e mobilizando”.

“Apesar de saber que a vida, no próximo ano, vai ser muito difícil, com perdas de direitos, com homofobia, machismo ainda maiores, há esperança e além de tudo gratidão por toda essa rede de solidariedade que se formou por Lula livre”.

Da redação da Agência PT de notícias, com informações da CUT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast