Ministério da Saúde confirma caso suspeito de ebola no Brasil

Resultado de exame para confirmação sairá em até 24 horas. Paciente chegou ao Brasil no dia 19 de setembro, procedente da Guiné, na África

Arthur Chioro: Desafio é garantir acesso aos leitos

Arthur Chioro: vírus ebola sob controle

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, confirmou, nesta sexta-feira (10), o primeiro caso suspeito de infecção por ebola no Brasil. Os exames para confirmar a contaminação serão feitos pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, e o resultado deverá sair em até 24 horas.

O homem de 47 anos, procedente da Guiné, na África, chegou ao Brasil pelo aeroporto de Guarulhos (SP) no dia 19 de setembro. O paciente foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Cascavel (PR) no fim da tarde desta quinta-feira (09). Ele relatou febre, mas estava em bom estado de saúde e não apresentou nenhum outro sintoma.

“Nós consideramos como caso suspeito porque os sintomas foram diagnosticados dentro do período de incubação”, explicou o ministro, em coletiva de imprensa.

O paciente foi transferido na sexta-feira (10) para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, onde será mantido em isolamento total. O ministério informou que o teste para malária deu negativo.

De acordo com Chioro, o Ministério da Saúde irá monitorar 64 pessoas que tiveram contato com o paciente até que a suspeita seja confirmada ou descartada.

“Temos a situação sob controle, todos procedimentos realizados foram feitos em tempo adequado e em cumprimento aos requisitos previstos no protocolo”, destacou Chioro.

Epidemia – O vírus ebola já infectou cerca de 7,5 mil pessoas na África. Além disso, foram registrados casos nos Estados Unidos e Espanha.

O ebola não é transmitido pelo ar, água ou alimentos. A transmissão ocorre apenas a partir do contato direto com sangue e outros fluídos corporais, como saliva. Segundo o Ministério da Saúde, durante período de encubação, não há transmissão do vírus.

Os sintomas do ebola são febre, dor de cabeça, garganta inflamada e fraqueza. Com a progressão da doença, os sintomas tornam-se mais graves.

No estágio final, a pessoa contaminada pode apresentar vermelhidão nos olhos, vômito, hemorragia, entre outros sintomas.

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias