Ministros do Brics se reúnem para discutir populações

Encontro de ministros do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul acontece em Brasília entre terça (10) e quinta-feira (12)

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul começam a formular, nesta terça-feira (10), um plano de trabalho comum com o intuito de promover uma agenda conjunta de desenvolvimento populacional para os cinco países.

No encerramento do encontro, previsto para quinta-feira (12), será formalizada a aprovação de um plano final por ministros do bloco Brics. O bloco dos cinco países de economia emergente foi criado em 2011. Ao todo, as nações do Brics têm 2,9 bilhões de habitantes, ou seja, quase metade da população mundial, de pouco mais de 6 bilhões de pessoas.

Os Brics pretendem enfrentar em grupo questões conjunturais relativas ao envelhecimento e transferência de gerações, êxodo e migração rural-urbana, urbanização, doenças sexualmente transmissíveis, mortalidade materna, diferenças de gênero no mercado de trabalho e o papel das mulheres na atenção à criança pequena e idosos.

O encontro acontecerá no Palácio do Itamaraty. Esta será a primeira Reunião de Ministros Responsáveis por Assuntos Populacionais do bloco e o segundo Seminário de Funcionários e Peritos em Questões Populacionais.

De acordo com informações oficiais do Palácio do Planalto, a reunião de ministros será coordenada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), comandada pelo recém-empossado ministro Mangabeira Unger. O evento terá participação de ministros ligados a assuntos populacionais, como os brasileiros do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, e das Cidades, Gilberto Kassab.

As delegações de Rússia, Índia, China e África do Sul são integradas também por ministros da área. As reuniões são fruto do plano de ação aprovado na 6ª Cúpula do Brics, em julho de 2014, em Fortaleza, e do primeiro seminário de peritos da área realizado em março também do ano passado na África do Sul.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast