Mobilização da juventude fortalece e renova o PT, afirma Jefferson Lima

Faltando um mês para o 3º ConJPT, o secretário nacional de Juventude do PT fala da expectativa para o Congresso e do papel dos jovens petistas em um cenário de conservadorismo e de ataque à democracia

A um mês do 3º Congresso Nacional da Juventude do PT (3º ConJPT), que acontecerá de 19 a 22 de novembro, em Brasília (DF), o secretário nacional de juventude, Jefferson Lima, demonstra confiança na mobilização dos jovens petistas para fortalecer e renovar o partido.

“A mobilização da juventude do Partido dos Trabalhadores tem sido de importância fundamental nesse cenário de muitas dificuldades políticas. Conseguimos realizar congressos em muitas cidades, inclusive em algumas onde não existiam a JPT organizada. Essa mobilização fortalece e renova o partido para os desafios que temos pela frente”, afirma Jefferson.

O 3º Congresso Nacional deve receber cerca de 600 jovens entre delegados, observadores e convidados. A expectativa do secretário é que o encontro renda “bons debates, muitas formulações e ao final encaminhamentos importantes para o PT e para a nossa juventude”.

Para Jefferson, o papel da juventude do PT nesse cenário de conservadorismo e de ataque à democracia é a de apresentar para o próprio partido novas formas de dialogar e se conectar com esse novo País.

“Além disso, a juventude deve avançar no processo de mobilização, construir as frentes de luta com os movimentos sociais e trabalhar para que o partido e o governo continuem construindo ainda mais avanços para juventude brasileira”, acrescenta.

Os próximos passos da JPT após o 3º Congresso, segundo ele, é o de continuar o processo de mobilização e de construção de uma juventude partidária com novo perfil, focando o processo de filiação e formação de novos jovens.

“Vamos trabalhar as jornadas de lutas que teremos pela frente, defender o PT e a democracia, além de dialogar com as mais diversidades juventudes através da cultura, de novas conexões, para que essa nova geração cumpra um papel mais forte de condução do PT”, ressalta.

Sobre o tema principal do 3º ConJPT, o extermínio da juventude negra, Jefferson afirma que, “hoje, o que a juventude mais quer é viver, lutar, ter o direito de aproveitar a cidade e o campo, bem como apresentar as novas narrativas sociais”.

“Infelizmente, no atual cenário temos muitas dificuldades. O jovem negro no Brasil ainda sofre um processo altíssimo de violência e acaba sendo exterminado dos espaços de vivência. Precisamos e estamos nessa luta para que o jovem negro possa viver. O PT e os governos precisam colocar isso como prioridade em todos os espaços e construções possíveis”, finaliza o secretário nacional.

Da Redação da Agência PT de Notícias