Mortes caem mais de 70% em Araraquara após lockdown

Graças ao isolamento social, cidade paulista governada por Edinho Silva (PT) faz mortes semanais por Covid-19 caírem de 40 para 11

Antonio Cruz/Agência Brasil

Edinho Silva: "Os dados são inegáveis"

Depois de zerar a fila por leitos e ver o número de infectados por coronavírus despencar, Araraquara (SP) colhe mais um impressionante resultado na luta contra a pandemia após a decretação de lockdown: queda de mais de 70% no número de mortes por Covid-19.

No começo do ano, a cidade governada pelo prefeito Edinho Silva (PT) foi atingida pela variante P1 do novo coronavírus e viu os casos de Covid-19 rapidamente se multiplicarem, assim como a morte de pacientes. O total de óbitos, que na primeira semana do ano foi de 4, chegou a 24 no período de 11 a 17 de fevereiro.

A Prefeitura percebeu, então, que uma medida de contenção firme do vírus precisava ser tomada e, em 21 de fevereiro, decretou lockdown na cidade por 10 dias, sendo que nos seis primeiros as medidas eram mais duras, com fechamento inclusive de supermercados e paralisação do transporte público.

Os primeiros sinais de que a medida funcionou vieram com a redução do número de infectados e o fim da espera por leitos em hospitais. O número de mortes, porém, demoraria mais para cair, uma vez que já havia vários pacientes internados lutando pela vida. Assim, nas semanas seguintes, esse total semanal de óbitos ainda cresceu, chegando a 40 no período de 4 a 10 de março.

Gradualmente, porém, a redução de infectados e internados acabou resultando também na diminuição dos óbitos. Nos últimos sete dias (1º a 7 de abril), foram 11, um número 72,5% mais baixo que o recorde do mês anterior. E por dois dias seguidos (5 e 6) nenhuma morte foi registrada.

Só Bolsonaro não vê

Em entrevista à CNN Brasil nesta quarta-feira (7), Edinho Silva agradeceu à população de Araraquara por ter aderido ao lockdown e lamentou que ainda não exista um programa federal eficaz de socorro aos micro e pequenos empresários. Ele também disse que o número de amostras positivas de Covid-19 caiu quase pela metade.

“O lockdown é uma medida dura que nenhum governante gosta de adotar. Mas, felizmente, essa medida tem nos ajudado muito na gestão da pandemia. Os dados são inegáveis”, disse Edinho, pouco depois de Jair Bolsonaro voltar a atacar o lockdown ao visitar Chapecó (SC), cidade que, com população menor que a de Araraquara, apresenta 57,8% mais mortes por Covid-19.

Hoje, a cidade catarinense que, para Bolsonaro, deveria ser exemplo ao restante do país, soma 535 óbitos, informa o G1. Araraquara, com 14 milhões a mais de habitantes, registra 339, segundo o último boletim divulgado pela Prefeitura.

Da Redação, com CNN Brasil e G1

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast