Movimentos sociais manifestam solidariedade a Marcio Pochmann

Presidente do IBGE é vítima de ataques internos após propor a criação de uma fundação ligada ao órgão para captar recursos privados; Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo assinam documento

Audiovisual / G20-Brasil

Economista Márcio Pochmann, presidente do IBGE

Movimentos sociais que compõem as Frentes Brasil Popular e Povo sem medo divulgaram uma nota em solidariedade ao presidente do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, economista Márcio Pochmann, que enfrenta uma disputa interna no órgão governamental.

Márcio Pochmann vem sendo vítima de fortes críticas por parte de funcionários do IBGE após ter feito uma proposta de criação de fundação que seria vinculada ao órgão para a captação de recursos privados.

No documento assinado pelas duas Frentes, os movimentos sociais enfatizam que Márcio Pochmann “não é apenas uma figura técnico-política, mas um símbolo do pensamento social e da ciência e do conhecimento”.

E reafirmam a importância da sua gestão frente ao IBGE. “A sua atuação tem sido essencial para fortalecer projetos que apontem a realidade e possibiltem políticas de inclusão, justiça social e a construção de uma sociedade mais igualitária”, diz um trecho do manifesto.

Leia abaixo a íntegra do documento:

Manifesto de solidariedade ao presidente do IBGE Márcio Pochmann

As Frentes Brasil Popular e Povo Sem medo manifestam sua solidariedade ao presidente do IBGE Márcio Pochmann, diante dos ataques sofridos por funcionários oportunistas e pela imprensa irresponsável.

Reconhecemos seu compromisso com a construção das instituições comprometidas com o projeto popular para o Brasil.

Márcio Pochmann é a expressão do compromisso coletivo com os valores e objetivos representados pelos nossos movimentos populares.

Sua atuação tem sido essencial para fortalecer projetos que apontem a realidade e possibiltem políticas de inclusão, justiça social e a construção de uma sociedade mais igualitária.

Márcio não é apenas uma figura técnico-política, mas um símbolo do pensamento social e da ciência e do conhecimento.

É fundamental que ele possa garantir a continuidade dessa missão que abraçou com coragem e determinação na recuperação e modernização do IBGE.

A experiência acumulada e a visão técnica de Marcio são indispensáveis para superar os desafios enfrentados por instituições de Estado e, sobretudo, pelo povo brasileiro.

Querem interromper esse trabalho por motivações oportunistas e corporativas.

Por isso, registramos nosso apoio irrestrito a Marcio Pochmann.

São Paulo, 27 de janeiro de 2025.

Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo

Da Redação

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast