MS: Giselle pretende barrar ataques e proteger o meio ambiente

Candidata do PT a governadora do Mato Grosso do Sul criticou inação dos governos estadual e federal diante do desmatamento e da crise hídrica

Divulgação

Giselle Marques é a candidata do Time do Lula a governadora do Mato Grosso do Sul

Incentivo ao desmatamento, às queimadas propositais, às invasões de terras e à destruição de biomas, a omissão e a ausência de atitude dos governos federal e estadual são cada vez mais visíveis para a população do Mato Grosso do Sul. A denúncia da candidata a governadora do Estado pelo PT, Giselle Marques, reverberou no debate entre candidatos realizado nesta semana, em especial as consequências desse total desleixo — a ameaça à segurança hídrica e a mudança climática da região.

Para Giselle, que tem pós-doutorado em Meio Ambiente e destacou a área como uma das prioridades em seu Programa de Governo, quem sofre é a população, principalmente a mais carente. “O governo Bolsonaro tem incentivado o desmatamento e, com isso, cada vez mais temos problemas de seca. E isso reflete na qualidade de vida da população e da segurança hídrica. Os rios de Bonito estão turvando, o Pantanal ardendo em chamas. Eu me sinto ferida em ver nossos biomas assim e não vejo nenhuma medida de proteção por parte do governo atual”, afirmou

LEIA MAIS: Giselle Marques é a candidata do Time de Lula no Mato Grosso do Sul

Para Giselle Marques, o governo estadual também é omisso com relação às questões ambientais. “É lamentável que o governo atual não exija estudo ambiental para o plantio de soja e eucalipto no Estado. Como governadora, pretendo cumprir o novo Marco Legal de Saneamento e investir em qualidade ambiental para que aumente a oferta hídrica em nosso Estado, além de implementar projetos de turismo sustentável, a proteção do meio ambiente e políticas para a população indígena”, assegurou.

A candidata petista aproveitou o debate televisivo para defender também as políticas sociais, tema fundamental para os governos petistas, e destacou investimentos que pretende implementar, principalmente na área da saúde pública.

LEIA MAIS: conheça o Plano de Governo de Giselle/Abílio para o Mato Grosso do Sul

“Somos o partido das políticas sociais. Quando governamos o Estado construímos 10 hospitais. Como governadora quero retomar a construção de hospitais no Mato Grosso do Sul, além de criar centros de média e grande complexidade no interior. Junto com o presidente Lula, vamos construir o primeiro hospital federal de Campo Grande”.

E emendou: “Vamos ampliar e reorganizar a rede de assistência à saúde em todos os níveis no Estado. Eu não aposto na política do estado mínimo. Vamos investir, sim, em concursos públicos em diversas áreas, e a principal área será a saúde”, anunciou Giselle.

LEGADO: saiba o que os governos do PT fizeram pelo Mato Grosso do Sul

No Mato Grosso do Sul, o Time de Lula tem uma chapa majoritária puro-sangue: Giselle Marques disputa o cargo de governadora ao lado dos também petistas Abílio Vanelli, candidato a vice, e Tiago Botelho como candidato a senador.

O Estado ocupa 8 vagas na Câmara dos Deputados, disputadas por 3 candidatos e 2 candidatas do PT. Para a Assembleia Legislativa, com 24 cadeiras, o PT tem 14 candidatos a deputado estadual e 6 candidatas a deputada estadual.

TIME DE LULA EM MATO GROSSO DO SUL