MST convoca toda sociedade baiana para marchar pela libertação de Lula

A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária e percorrerá dez regiões do estado num percurso de cerca de 48 km

Rafael Soriano

MST é um dos movimentos mais combativos na luta por Lula Livre

Após um ano da prisão política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, liderança histórica da esquerda, que está preso sem provas, o MST na Bahia organiza sua militância e ocupa às ruas para pressionar o judiciário em defesa de sua libertação.

Nesse sentido, a Marcha Estadual Lula Livre acontece entre os dias 10 e 17 de abril e reunirá pelo menos 3 mil trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra dedez regiões da Bahia. A marcha percorrerá cerca de 48 km, saindo de Camaçari em direção a Salvador.

Além da pauta “Lula Livre”, os Sem Terra marcham pela Reforma Agraria, que desde o governo do Michel Temer sofre ataques, e contra a perda de direitos, como a Reforma da Previdência pauta no atual governo Bolsonaro.

Marchar é preciso

“A marcha mobiliza jovens, adultos e idosos, que se colocam a disposição do país na defesa dos direitos historicamente conquistados pela classe trabalhadora”, afirma Evanildo Costa, da direção nacional do MST, e continua, “neste momento, precisamos afirmar que a luta, além de um fundamento político, é uma ação necessária para avançarmos coletivamente na luta pela Reforma Agrária”.

“Diversas tem sido as investidas do atual governo contra os trabalhadores do campo, mas também da cidade, e nossa marcha cumpre o papel de envolver toda classe num grande ato de unidade e luta política. Por isso convocamos os movimentos, sindicatos, partidos políticos a se somarem conosco neste grande ato de luta popular”, enfatiza.

A Marcha Estadual na Bahia é uma ferramenta histórica realizada pelo MST no estado desde a primeira ocupação na madrugada do dia 07 de setembro de 1987. Hoje, com quase 32 anos de organização política e numa conjuntura “difícil”, comenta Costa, “marchar novamente é preciso”, finaliza.

Jornada Nacional

A mobilização faz parte da Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária, realizada pelo MST em todo país, entre os dias 10 e 17 de abril, contra a violência no campo e em memória dos trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra assassinados no Massacre de Eldorado dos Carajás.

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast