Mulheres do PT aprovam calendário feminista 2021

Coletivo Nacional e Secretárias Estaduais se reuniram de forma online durante o fim de semana.

Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Conselho Político 2021-2022.

A Secretaria Nacional de Mulheres do PT deu o pontapé inicial nas atividades de 2021 nesse final de semana com o Conselho Político das Mulheres do PT, realizado nos dias 30 e 31 de janeiro, pela plataforma Zoom.

O Conselho Político reúne a Secretaria Nacional, o Coletivo Nacional e as Secretárias Estaduais de Mulheres em um processo de balanço e planejamento de um calendário comum das mulheres petistas de todo o país.

Com o agravamento dos novos casos de COVID-19 a edição 2021-2022 foi online e contou com a presença de convidadas da Executiva Nacional do PT, da Fundação Perseu Abramo, dirigentes de movimentos sociais e da CUT e deputadas federais do PT.

Miriam Belchior, ex-Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, e ex-Presidenta da Caixa Econômica Federal, foi uma das convidadas para a abertura do Conselho Político na manhã de sábado, ao lado de Maria Alice, do Núcleo de Memórias da FPA e Nalu Farias, Coordenadora da Marcha Mundial de Mulheres. Além delas, Camila Moreno, da Executiva do PT e Anne Moura, Secretária de Mulheres participaram também da abertura, que contou ainda com um vídeo enviado pela Presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann.

A as representantes de movimentos sociais se uniram às mulheres petistas para discutir o formato do #8M de 2021 e estiveram virtualmente presentes a Secretária de Mulheres da CUT, Juneia  Batista, a Coordenadora Nacional do Movimento Negro Unificado, Ieda Leal, Mariana Janeiro, Secretária Nacional de Mobilização do PT, e Anna Carolina, da Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG.

A tarde de sábado ficou reservada para a construção do Calendário Feminista 2021 e das ações para 2021, com a presença da Secretária Nacional de Formação do PT, deputada federal Maria do Rosário, a Secretária Nacional de Organização do PT, Sônia Braga, a Coordenadora do NAPPs Mulher e ex-Ministra de Mulheres, Eleonora Meniccuci, e Maria Alice, do Núcleo de Memórias da FPA.

Elas construíram o calendário pensando ações como o aniversário do PT, a campanha para um carnaval sem assédio, as edições deste ano da TvPT Elas por Elas, os processos de organização interna do PT, a Jornada Nacional de Formação das Mulheres, o Encontro das Mulheres Petistas Eleitas, o NAPP Mulher e o Projeto Elas Por Elas.

O domingo ficou reservado para análise e construção das táticas internas e externas das mulheres do PT para o ano de 2021. A pesquisadora da Fundação Perseu Abramo, Vilma Bokany, contribuiu para esse debate trazendo a pesquisa “A mulher brasileira nos espaços público e privado”, da FPA.

Nas palavras da Secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura, o Conselho Político 2021-2022, foi mais uma atividade que mostra a autonomia e importância das mulheres petistas, dentro e fora do partido. “É mais uma ação de democracia e empoderamento das mulheres do PT.

Reunimos o Coletivo Nacional, as Secretárias Estaduais e mulheres de diversas entidades e espaços que nos inspiram e constroem conosco para elaborarmos um calendário de lutas e ações que de fato mostrasse a força e a luta das mulheres petistas, mas mais do que tudo, as mulheres brasileiras”, afirma Anne.

Conselho Político 2021-2022.

Nádia Garcia, Agência Todas