Mulheres indígenas se unem à Marcha das Margaridas

Decisão foi tomada durante o Acampamento Terra Livre; é a primeira vez que essas mulheres irão sair em marcha para reivindicar seus direitos

Lula Marques

Acampamento Terra Livre

As mulheres indígenas irão sair em marcha por todo o país para protestar por melhores condições para seus povos. Elas irão se unir à Marcha das Margaridas, no mês de agosto em Brasília. A decisão foi tomada em plenária durante o Acampamento Terra Livre. É a primeira vez que elas sairão em marcha para chamar a atenção para suas questões, segundo noticiou o El País.

Uma das porta-vozes do movimento, Ro’Otsitsina Xavante, falou em entrevista à publicação que as indígenas querem compor com as Margaridas “para mostrar aliança”.

Entre as pautas que as indígenas defenderão na marcha estão a luta pela proteção e manutenção dos territórios e do meio ambiente, saúde e educação. Sobre a violência de gênero, Ro’Otsitsina afirmou que  “Nós mulheres não somos parte do povo, nós somos o povo, então, violando uma menina, violando uma mulher, você está violando o povo”.

Acampamento Terra Livre

Realizado em Brasília, a 15ª edição do acampamento durou três dias, e terminou na sexta-feira (26). Um documento com as principais pautas reivindicadas pelos indígenas foi tirado durante o encontro, que é o maior de povos tradicionais no país.

No texto, entre outras reivindicações, os indígenas pedem o fim da violência contra seus povos e a demarcação de terras.

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT com informações do El País