Na COP-26, Jaques Wagner lança Observatório Parlamentar sobre o Clima

Senador do PT e presidente da CMA participa de articulação para aproximar Parlamentos do mundo. Evento, às 14h30, terá transmissão ao vivo

Assessoria do senador Jaques Wagner

Senador Jaques Wagner (PT-BA), na COP-26

O senador Jaques Wagner (PT-BA), presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, lança nesta terça-feira (9) na COP-26 o Observatório Parlamentar sobre Mudanças Climáticas e Transição Justa.

O projeto, criado em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), já conta com o apoio de mais de 10 países e tem como objetivo promover a criação de uma ferramenta de informação compartilhada sobre a situação da legislação ambiental nas diferentes regiões do mundo.

“Uma transição justa é aquela que cuida do meio ambiente sem deixar de pensar no ser humano. Vamos tentar ampliar o grupo com Parlamentos de todos os continentes para que tenhamos um protagonismo maior dos parlamentares e possamos trocar experiência sobre arcabouço legislativo”, destacou Jaques Wagner.

A iniciativa surgiu a partir de conversas com líderes e parlamentares de vários países que sentiram a necessidade de fortalecer a cooperação interparlamentar para que os formuladores de políticas possam revisar e aprovar legislação relevante para a transição justa para economias de baixo carbono.

Dentre os países que já participam da iniciativa ao lado do Brasil estão Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica e Uruguai. Na COP26, Wagner tem dialogado também com parlamentares dos EUA, Europa e Ásia para tratar da iniciativa.

Serviço

Lançamento do Observatório Parlamentar de Mudança do Clima e Transição Justa (OPCC)

?️ Participe do evento de anúncio do #OPCC para saber tudo sobre essa ferramenta de informação compartilhada sobre o estado da legislação e da tramitação parlamentar ambiental na região e além!

?️ Terça-feira (9/nov)
⏰ 14h30 -15h45 (horário de Brasília)
? Pavilhão Euroclima+, Zona Azul, COP 26, Glasgow
? Transmissão ao vivo
? Mais informações

Do PT Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast