Nazareth Araújo, o nome de Lula para senadora pelo Acre

Vice-governadora do Estado entre 2015 e 2018, procuradora reforça a chapa puro-sangue do PT ao lado de Jorge Viana governador e Marcus Alexandre vice

Nazareth Araújo é a candidata do PT ao Senado no Acre

A candidata do Time do Lula para representar a população do Acre no Senado tem uma trajetória política e institucional que mescla sua experiência profissional com os exemplos que teve em casa. Nazareth Araújo disputa o cargo de senadora pelo PT na chapa encabeçada por Jorge Viana, candidato a governador, e Marcus Alexandre, candidato a vice.

Nazareth Araújo é formada em Direito pela Universidade de Brasília e pós-graduada em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco. Em 1994, ingressou na carreira de procuradora da República no Ministério Público do Estado. Em 2007, no governo Binho Marques (PT), assumiu a Procuradoria-Geral do Acre, onde ganhou reconhecimento e popularidade pelo trabalho realizado na instituição.

LEIA MAIS: conheça os candidatos do PT na região Norte

Em 2011, se tornou sub-chefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil do Acre, no primeiro mandato de Tião Viana. Exerceu a função até 2014, quando foi indicada para compor a chapa de reeleição como candidata a vice-governadora. Eleita, a chapa exerceu o mandato até 2018.

O gosto pela política, no entanto, vem de berço. Seu pai, José Augusto de Araújo, foi o primeiro governador eleito do Acre, em 1962. Mas foi cassado dois anos depois pelo regime militar que tomou o poder pelo golpe de 1964. Ele faleceu em 1971. A cassação só seria revogada em 2014, mesmo ano em que Nazareth foi eleita vice-governadora.

Já sua mãe, Maria Lúcia Araújo, foi deputada federal em duas oportunidades: entre 1967 e 1969, quando teve o mandato cassado pelo AI-5, e 20 anos depois, quando em 1986 foi eleita deputada federal constituinte, assim como Lula.

LEIA MAIS: Jorge Viana encabeça Time do Lula para retomar avanços no Acre

Em sua campanha, Nazareth Araújo tem apresentado várias propostas para atuação no Senado, entre elas a criação do Banco da Mulher, que disponibilizaria recursos para pequenas empreendedoras para apoiar as mulheres que sustentam as suas famílias através de pequenos negócios.

A candidata petista ao Senado pelo Acre também pretende apresentar uma proposta de ampliação do Programa Mulher Cidadã, ação instituída entre 2015 e 2018 pela Secretaria de Saúde do Acre, na gestão Tião Viana, cujos serviços nas áreas da saúde, atendimento jurídico, empreendedorismo e valorização das mulheres chegaram a atender cerca de 50 mil pessoas. A iniciativa foi finalista do Prêmio ODS Brasil – Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

LEIA MAIS: conheça os candidatos do PT no Acre

Nas eleições proporcionais, o PT apresenta no Estado 5 candidaturas, sendo duas mulheres, para ocupar as 8 vagas de deputado federal do Estado na Câmara dos Deputados. Para as 24 cadeiras de deputado estadual na Assembleia Legislativa, o partido tem 17 candidaturas, 5 delas mulheres.

Confira abaixo a lista completa, com nomes e números, dos candidatos do Time do Lula no Acre:

TIME DO LULA NO ACRE