Nesta quinta, audiência pública no Senado debate violência política

Site do PT

Audiência pública sobre casos de violência política no Brasil será nesta quinta, 17

Nesta quinta-feira, 17, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado promoverá uma audiência pública, às 14h, para debater a violência política no Brasil. O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) formou uma comissão para debater o assunto, que vitimiza principalmente as mulheres, negros, negras e a população LGBTQIA+.

A comissão é coordenada pela Secretaria de Assuntos Institucionais do PT, formada pelas secretarias nacionais de MulheresCombate ao RacismoLGBTJuventudeSetorial Nacional de Direitos Humanos, pela Fundação Perseu Abramo (FPA), pelo NAPP/Mulher e pela Comissão dos Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, que vai promover o evento.

Presidida pelo senador Humberto Costa (PT/PE), a CDH vai apresentar um canal de comunicação específico para o recebimento de denúncias contra parlamentares do partido.

Na audiência, que será transmitida ao vivo pela TVPT, também será apresentado um Memorial da Violência Política, com casos ocorridos no país entre 2020 e 2022.

Casos de violência no Brasil

De acordo com o relatório “Violência Política e Eleitoral no Brasil”, houve um aumento no número de atos violentos contra a vida nos últimos anos. A pesquisa, realizada pela Terra de Direitos e Justiça Global, mapeou 327 casos de violência política entre 1º de janeiro de 2016 e 1º de setembro de 2020.

De acordo com o estudo, as violências registradas englobam assassinato, atentados, ameaças, agressões, ofensas, invasões e casos prisão ou tentativa de detenção e agentes políticos, pré-candidatos, candidatos ou eleitos.

Foram convidados para a audiência o deputado Carlos Veras (PT-PE), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados; o representante #VoteLGBT; o representante Movimento Negro Unificado; o representante Instituto Marielle Franco; e o representante ONU Mulher e representante Terra de Direitos.

Da Redação, com informações do PT no Senado